Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Vandson Lima e Renan Truffi, Valor — Brasília


As lideranças do Senado entraram em acordo sobre o procedimento a ser adotado quanto à chamada PEC do Orçamento Impositivo. A ideia, segundo eles, é aprovar a medida, mas com alterações, o que fará o texto ser reencaminhado à Câmara dos Deputados para nova análise. O acordo envolve o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MDB-MS).

>> Leia mais

A PEC passará pela CCJ do Senado antes de ir ao plenário. O relator escolhido, Esperidião Amin (PP-SC), já está em reuniões com o governo para levantar aspectos técnicos que precisem ser alterados.

Uma possibilidade que está sendo estudada diz respeito ao caráter mandatório das emendas de bancada estadual que a proposta insere no texto constitucional. Fixada em 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior ao início de vigência da PEC, o percentual poderia cair para 0,6%. 

Com base em estudo realizado pela Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, os senadores também apontaram que o texto original da PEC foi modificado, fixando uma regra de correção baseada no teto de gastos (EC 95/2016) – isto é, na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, da mesma forma como que ocorre no caso das emendas individuais, o percentual inicial seria observado apenas no primeiro ano.

A partir do segundo ano, os valores nominais das emendas serão corrigidos pelo IPCA. Esse ponto também está sendo avaliado.

O Valor apresenta a você a nova Globo Rural

O maior jornal de economia com a maior marca de agro do país

Mais do Valor Econômico

Governos de alguns países estão agindo para contrariar o domínio americano na corrida por IA

Liderados pela Nvidia, EUA lideram em tecnologia de inteligência artificial generativa

Iene cai para seu nível mais baixo em 34 anos, e mercados chineses se recuperam

Bolsas da Ásia em direções variadas após resultados em Wall Street

É possível que Trump também queira deixar a Otan, diz Bolton

Trump pode pressionar Japão a defender EUA em caso de ataque, diz ex-conselheiro de segurança

Neto do fundador, Laszlo Szabo, de 31 anos, foi indicado para o conselho da Pluxee NV, que surgiu de um "spin-off" e abriu o capital no mês passado

Quem é o herdeiro bilionário da Sodexo formado no mundo cripto

Taxas, impostos e condomínio devem ser excluídos do cálculo da declaração do aluguel no informe de rendimentos

Como declarar aluguel no Imposto de Renda 2024

Segundo médica, as principais queixas estão relacionadas a modificações no rosto

"Rosto de Ozempic" chama atenção no TikTok. Saiba o que é e como evitá-lo

Período de transição para novas regras tributárias será oportunidade para empresas montarem estratégias de negócios que não incluem benefícios fiscais

Reforma pode redefinir rotas

Dominante no país, transporte rodoviário volta a crescer, apesar dos investimentos do governo para expansão de ferrovias, hidrovias e cabotagem

Transporte de carga volta a crescer em 2023