Menu

A situação da Previdência nos estados, segundo o IFI

O Instituto Fiscal Independente (IFI) divulgou, esta semana, um estudo sobre a situação previdenciária nos estados. Eu separei alguns gráficos do estudo que achei mais importantes. As siglas mais usadas são essas: RCL: receita corrente líquida O estudo tem duas fontes para os dados, que usam métodos um pouco diferentes (o estudo explica isso): RREO: […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Instituto Fiscal Independente (IFI) divulgou, esta semana, um estudo sobre a situação previdenciária nos estados.

Eu separei alguns gráficos do estudo que achei mais importantes. As siglas mais usadas são essas:

RCL: receita corrente líquida

O estudo tem duas fontes para os dados, que usam métodos um pouco diferentes (o estudo explica isso):
RREO: Relatório Resumido de Execução Orçamentário.
DIPR: Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses.

Abaixo, o resumo do estudo:

A SITUAÇÃO DAS PREVIDÊNCIAS ESTADUAIS

Por Josué Pelegrini *

O estudo analisa a situação da previdência dos servidores estaduais. A dinâmica das despesas previdenciárias é um aspecto central da delicada situação fiscal de muitos estados. De modo geral, os números apontam desequilíbrios tanto sob o aspecto financeiro, como o atuarial. Ademais, o quadro vem se agravando ao longo dos anos e as perspectivas não são favoráveis, em particular por conta da redução do número de servidores ativos em relação ao de inativos, da baixa contribuição previdenciária e de regras que possibilitam aposentadoria precoce e benefícios elevados em relação à remuneração na ativa. O quadro se torna ainda mais complicado com o elevado número de servidores de categorias com regras mais favoráveis em relação aos servidores em geral, notadamente professores e militares. A análise individualizada dos estados aponta diferenças marcantes entre estados. Os estados mais novos, TO, AP, RO e RR apresentam, em geral,melhor situação, embora também tenham déficit atuarial. Já em alguns estados a situação é mais grave, como MG, RJ, RS, RN e SC.

Confira a íntegra do estudo aqui.

* Analista da IFI e Consultor Legislativo do Senado Federal.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes