O alerta de Pastore, escrevem Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini

Professor participou de webinar na IFI

Avaliou contas públicas e externas do país

O economista Affonso Celso Pastore
Copyright Marcos Oliveira/Agência Senado – 1º.out.2019

Em webinar organizado pela Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, em 30 de maio, o professor Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central, trouxe uma avaliação muito clara a respeito dos riscos nas contas públicas e externas do país. Este artigo resume o seu alerta.

Pastore é um economista completo, com passagens importantes pelo setor público, academia e setor privado. Combina a prática e a teoria como ninguém, o que confere uma clareza sem igual às análises que apresenta ao público especializado e leigo. Na live da IFI, ele tratou da crise de saúde e da crise econômica, mostrando os caminhos a serem seguidos. E, também, os que devem ser evitados.

Receba a newsletter do Poder360

São dois os principais alertas do professor: 1) a dívida pública crescerá muito, neste ano e, apesar de ser esperado e necessário, o movimento de alta dos gastos precisará ser revertido no próximo ano; e 2) uma crise fiscal decorrente do descontrole permanente do gasto e do desrespeito à Emenda do Teto poderia combinar-se perigosamente com uma crise no balanço de pagamentos.

A respeito do primeiro ponto, Pastore mostra que a dívida poderá chegar a 100% do PIB já neste ano. As projeções são piores do que as apresentadas pela IFI, sobretudo porque ele considera taxas de queda do PIB mais altas para 2020. As projeções para o déficit primário, entretanto, estão similares, ao redor de 10% do PIB. Com juros reais baixos, como agora, este problema está relativamente controlado, até porque o Banco Central ajuda o Tesouro na tarefa do financiamento do déficit ao realizar operações compromissadas pagando Selic.

O risco está no após crise. Se o aumento do déficit, em 2020, não for revertido a partir de 2021, a sustentabilidade da dívida poderá ficar fortemente prejudicada. O risco torna-se mais evidente quando Pastore analisa os dados do balanço de pagamentos, isto é, o déficit externo. São dois os principais componentes: o resultado em conta corrente (balança comercial, de serviços e rendas) e o resultado da conta capital e financeira (fluxos financeiros, incluindo os investimentos estrangeiros diretos).

O superávit existente na conta capital e financeira transformou-se em déficit, que somado ao déficit da conta corrente já passa de US$ 50 bilhões no acumulado em 12 meses. Esse saldo negativo do balanço de pagamentos implica depreciação cambial e venda de reservas. Como o nível de reservas ainda é elevado, o Banco Central consegue enfrentar o problema, no curto prazo, sem riscos à solvência externa.

O fato é que, se as contas fiscais no pós-pandemia seguirem um padrão distinto do recomendado pela responsabilidade fiscal, a piora do balanço de pagamentos vai continuar a pressionar a taxa de câmbio e, em um cenário de mínima recuperação, aumentaria o risco inflacionário. Neste caso, segundo o professor, os juros baixos, que hoje são uma bênção, neste momento de crise, teriam de voltar a subir.

Seria um inusitado quadro de desequilíbrio fiscal, alta de juros e câmbio depreciado, redundando provavelmente em obstáculos crescentes ao parco desenvolvimento econômico que se esperaria para depois da tempestade da covid-19.

Pastore reconhece a importância dos investimentos em infraestrutura, mas entende que estes devem ser realizados por meio de concessões ao setor privado e não com recursos públicos.

A mensagem do professor no evento da IFI precisa ser entendida claramente pelas autoridades competentes. O governo tem o dever de agir de maneira contundente contra a crise. Por isso, já são mais de R$ 444 bilhões destinados ao combate à pandemia e a seus efeitos sobre a renda e o emprego, segundo cálculos da IFI para medidas com impacto primário. Mas é igualmente dever do governo sinalizar para um horizonte de reequilíbrio das contas, a partir do ano que vem, sob pena de minarmos qualquer possibilidade de volta à normalidade. É o alerta de Pastore.

autores
Felipe Salto

Felipe Salto

Felipe Salto, 36 anos, é economista-chefe da Warren Investimentos e ex-secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. É integrante do Conselho Superior de Economia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Conselho de Assessoramento Técnico da IFI desde março de 2023. Professor no IDP, foi considerado economista do ano de 2023 pela OEB (Ordem dos Economistas do Brasil). Organizou os livros “Finanças Públicas” (2016) e “Contas Públicas no Brasil” (2020). É colunista do jornal O Estado de S. Paulo.

Daniel Couri

Daniel Couri

Daniel Couri, 37 anos, é diretor da (IFI) Instituição Fiscal Independente. Economista pela Universidade de Brasília (UnB), é pós-graduado em orçamento público pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) e mestre em economia do setor público pela UnB. É servidor público desde maio de 2006. Até 2008, foi analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento. De 2008 a 2014, foi auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), atuando na área de macroavaliação governamental. Foi tutor de diversos cursos na área de finanças públicas para o TCU e para a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Desde 2014, é consultor do Senado Federal, tendo coordenado por dois anos a área de receita e macroeconomia da consultoria de orçamentos. Atualmente, está cedido pela consultoria à IFI.

Josué Pellegrini

Josué Pellegrini

Josué Pellegrini, 58 anos, é diretor da (IFI) Instituição Fiscal Independente. Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP), é também bacharel em Direito. Foi professor em instituições de ensino superior, como a USP, pesquisador da Fundap do Estado de São Paulo, na área de sistema financeiro, e Gestor de Políticas Públicas no Ministério da Fazenda, onde trabalhou com assuntos internacionais. Na atividade acadêmica e de pesquisador, realizou trabalhos e produziu artigos sobre sistema financeiro, economia brasileira, finanças públicas e economia internacional. Recebeu o Prêmio Brasil de Economia do Conselho Federal de Economia (1996) e o XI, XXI e XXII Prêmios do Tesouro Nacional (2006, 2016 e 2017). Escreveu também livro de Macroeconomia. Na Câmara dos Deputados, foi assessor econômico de liderança partidária. Na Consultoria Legislativa do Senado Federal, produziu textos para discussão relativos à autonomia do Banco Central, reforma tributária, divida estadual e do governo federal. Foi também coordenador do Núcleo de Economia da Consultoria Legislativa.

nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Poder360, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.