Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Renan Truffi e Vandson Lima, Valor — Brasília


A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), anunciou nesta segunda-feira que estão canceladas as audiências públicas previstas para esta semana cujo objetivo era discutir a PEC Emergencial, uma das medidas que integram o pacote econômico denominado Mais Brasil. A razão é a epidemia de coronavírus e as recomendações do Ministério da Saúde para que se evite eventos ou aglomerações. Apesar disso, está mantida a leitura do parecer do relator, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), para quarta-feira (18).

A PEC cria mecanismos emergenciais de controle de despesas públicas para União, Estados e municípios e é tida pelo governo como uma das medidas para enfrentar a crise mundial. Pelas contas da equipe econômica, a medida tende a reduzir gastos em até R$ 16,6 bilhões. Este valor, contudo, deve ser menor, já que os parlamentares têm defendido a desidratação da proposta como forma de buscar consenso.

"Após conversa com autores dos requerimentos, decidi cancelar as audiências públicas de terça-feira na CCJ. Fica mantida, sem prejuízo do calendário, a leitura do parecer da PEC Emergencial como primeiro item da pauta de quarta-feira", escreveu Simone em seu perfil no Twitter.

Nesta terça-feira, a comissão faria duas audiências sobre o tema. Na primeira, que aconteceria pela manhã, a CCJ receberia representantes dos Ministérios da Economia e da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e dos Conselhos Nacionais de Justiça (CNJ), de Política Fazendária (Confaz) e do Ministério Público (CNMP). Também estava previsto o comparecimento do Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado e representantes de sindicatos do serviço público e do setor privado.

Na segunda audiência, na tarde de terça-feira, seriam recebidos mais representantes do Ministério da Economia, além de acadêmicos e secretários de Fazenda de diversos estados. Também estava convidado Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo. Os requerimentos para a audiência da manhã são de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O debate da tarde havia sido solicitado pelos senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado, e Marcos Rogério (DEM-RO).

Mais recente Próxima Líder de ato pró-Bolsonaro em PE é detido por ignorar decreto contra aglomeração

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Neste artigo, a Ana Moraes Coelho, professora do EAESP-FGV, explica que a demanda por informação, rastreabilidade e transparência dos produtos está extrapolando o ambiental e chegando no social

Nova regulação da União Europeia pode trazer avanços em diretos humanos

Dados de aprendizagem do Enade mostram que ensino superior se encontra num momento desafiador e, se prova fosse como um exame da OAB, três em quatro diplomados não poderiam exercer sua profissão

Formação universitária está distante do que o país precisa

Operadora também terá que pagar indenização por dano moral por ter se negado a pagar pelo procedimento

TJMG condena plano de saúde a cobrir cirurgia de redução de mamas

"Horário nobre" de desempenho varia de pessoa para pessoa, mas é possível treinar o corpo e a mente para produzir mais

Qual é o melhor horário para trabalhar? Especialistas respondem

A colunista Isis Borge aconselha leitora que está preocupada com o alto índice de turnover no time que lidera

Por que os talentos da minha equipe estão indo embora?

Paulistana mora há 11 anos na Argentina

Como é viver na Argentina, segundo brasileira que convive com inflação de 287,9% ao ano

Sócio da Bonus Track, Luiz Oscar Niemeyer, que já trouxe os Rolling Stones ao país, diz que a apresentação na praia de Copacabana em 4 de maio deve reunir mais de 1 milhão de pessoas

Fizemos de maio uma alta estação no Rio, diz o produtor do show gratuito de Madonna, que deve movimentar R$ 293,4 mi

Quentin Dupieux dirige a comédia inédita “Le Deuxième Acte”, escolhida para inaugurar a 77ª edição do Festival de Cannes

Quem é o cineasta que faz 2 filmes de humor absurdo por ano e atrai as maiores estrelas da França

Pesquisa mostra que, entre as pessoas que jogam algum tipo de game, 48,8% preferem o celular para essa atividade, superando consoles (21,7%) ou computadores (14,8%)

Por que o celular é a plataforma favorita de gamers e perdeu o estigma de não ter jogos ‘de verdade’