Por Karina Trevizan, Luísa Melo e Luiz Guilherme Gerbelli, G1


O pacote de medidas anunciado pelo governo nesta terça-feira (5) teve reação discreta do mercado financeiro, enquanto economistas repercutiram as propostas com cautela. A avaliação de analistas ouvidos pelo G1 é que as medidas são positivas e devem ajudar a reordenar as contas públicas, mas a dimensão do pacote gera dúvidas em relação ao que pode ser aprovado pelo Congresso.

O governo apresentou nesta quarta um pacote batizado de Plano mais Brasil, dividido em três Propostas de Emenda Constitucional (PEC). Elas foram entregues mais cedo ao Senado Federal, e inclui pontos como a distribuição e gastos de recursos pela União, estados e municípios, redução de despesas obrigatórias e exclusão de fundos públicos.

Na avaliação do economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, o plano apresentado é “ousado”, mas há uma incerteza sobre a capacidade política do governo para aprovar todas medidas. Em 2020, haverá eleição municipal, o que deve dificultar a tramitação de propostas que exijam um elevado números de votos. Para ser aprovada, uma PEC precisa de 308 votos na Câmara dos Deputados e de 49 no Senado.

“É um plano ousado, com itens difíceis de serem aprovados, como a diminuição dos municípios, e uma conjunção muito grande de PEC para serem aprovadas”, afirma Vale.

Em razão dessas incertezas, Jason Vieira, economista chefe da Infinity Asset, diz que “avaliar o quanto esse pacote vai gerar de economia é bem difícil”.

“O pacote traz pontos importantes – e vários polêmicos –, mas ele é muito grande. Isso traz dúvidas sobre o quanto disso vai passar no Congresso”, diz Vieira.

Para Felipe Salto diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente, órgão ligado ao Senado, as medidas vão “na direção correta”.

“O país passa por um desequilíbrio fiscal há vários anos, a dívida vem escalonando e contra isso não adiantam reformas como a da Previdência, que têm efeitos no longo prazo. É preciso medidas emergenciais”, diz Salto. “Agora precisa ver como isso vai ser recebido pelo Congresso."

Apesar do tempo político mais apertado, o economista-chefe da INVX Global Partner, Eduardo Velho, avalia que o governo pode ter alguma margem de manobra para negociar as reformas, dado o quadro de melhora da economia – os juros estão em queda, e atividade econômica, segundo ele, dá sinais de melhora na margem.

“Não são medidas fáceis de serem aprovadas, mas, mesmo não tendo uma base formal, o governo mostrou que tem um número razoável de votos”, afirma Velho.

Mesmo com as dúvidas em torno da aprovação, o economista Roberto Luis Troster vê o plano como um avanço na reorganização das contas públicas, pois pode “corrigir algumas distorções”.

“O Brasil estava numa dinâmica de dívida pública em alta, mas o ponto de inflexão ficou mais próximo. Se esse pacote for aprovado, ficou mais próximo ainda”, diz Troster.

Veja os efeitos práticos do pacote econômico do governo e a repercussão no mercado

Veja os efeitos práticos do pacote econômico do governo e a repercussão no mercado

Mais reformas esperadas

Analistas relacionam as dúvidas em relação à aprovação do novo plano com a expectativa em torno de outras reformas que eram esperadas para depois da Previdência – especialmente a tributária e a administrativa.

“Existe uma grande quantidade de coisas ainda pelo caminho, como a reforma tributária e a administrativa. Uma série de temas que exigem um grande esforço congressual”, comenta Jason Vieira. “Em termos de reformas, o clima é favorável, mas é exatamente a dimensão do pacote que faz com que exista muita dúvida ainda.”

Na avaliação de Sérgio vale, o governo sinaliza, ao propor um novo pacote, que a equipe econômica deve deixar a reforma tributária “em segundo plano”. Mas, para o economista, ela deveria ser “o foco de discussão”.

Destaques

Do novo plano, Salto destacou como positivas as medidas da PEC emergencial. Segundo ele, o texto cria gatilhos que já estavam previstos na regra de ouro, mas que, na prática, a proibição do governo de emitir dívida para bancar despesas correntes (como gastos administrativos) “vem sendo descumprida há dois anos”.

Para o economista, também é interessante, dentro do Pacto Federativo, a proibição que o Tesouro avalize empréstimos tomados pelos municípios junto aos bancos – pela proposta, só poderá dar aval para crédito de organismos multilaterais. “Aumenta a responsabilidade dos governos locais em relação à dívida que eles fazem.”

Já Vieira considera importantes as medidas que trazem um "alerta em relação à redução do Estado", como a diminuição dos municípios. Por outro lado, o economista vê com preocupação que um trecho da proposta possa, "de alguma maneira, abrir uma brecha para o Congresso se sentir confortável para mexer na regra de ouro".

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!