Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Vandson Lima e Renan Truffi, Valor — Brasília


As lideranças do Senado entraram em acordo sobre o procedimento a ser adotado quanto à chamada PEC do Orçamento Impositivo. A ideia, segundo eles, é aprovar a medida, mas com alterações, o que fará o texto ser reencaminhado à Câmara dos Deputados para nova análise. O acordo envolve o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MDB-MS).

>> Leia mais

A PEC passará pela CCJ do Senado antes de ir ao plenário. O relator escolhido, Esperidião Amin (PP-SC), já está em reuniões com o governo para levantar aspectos técnicos que precisem ser alterados.

Uma possibilidade que está sendo estudada diz respeito ao caráter mandatório das emendas de bancada estadual que a proposta insere no texto constitucional. Fixada em 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior ao início de vigência da PEC, o percentual poderia cair para 0,6%. 

Com base em estudo realizado pela Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, os senadores também apontaram que o texto original da PEC foi modificado, fixando uma regra de correção baseada no teto de gastos (EC 95/2016) – isto é, na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, da mesma forma como que ocorre no caso das emendas individuais, o percentual inicial seria observado apenas no primeiro ano.

A partir do segundo ano, os valores nominais das emendas serão corrigidos pelo IPCA. Esse ponto também está sendo avaliado.

O Valor apresenta a você a nova Globo Rural

O maior jornal de economia com a maior marca de agro do país

Mais do Valor Econômico

Fintech desenvolve infraestrutura tecnológica para serviços financeiros

QI Tech recebe aporte de US$ 50 milhões e atinge status de ‘unicórnio’

Sobre concorrência, a administração da companhia afirmou que está reduzindo preços em busca de crescimento de volume, mas que isso não implicou em perda na sua participação de mercado.

Heineken diz que mercado ficou estável no 1º tri, com ligeira queda

Não há, na proposta do governo, a observância das hipóteses de exceção previstas no artigo 156-A da EC 132

O direito ao crédito do IBS e CBS não cumulativos

No Brasil, certos indicadores macroeconômicos melhoraram, e o grupo está se beneficiando das soluções de construção, por exemplo com a reforma do estádio do Pacaembu, em São Paulo

Saint-Gobain, dona da Telhanorte, tem queda nas vendas no 1º tri e confirma projeções para ano

No Brasil, certos indicadores macroeconômicos melhoraram e o grupo está se beneficiando da sua gama de soluções de construção, por exemplo com a reforma do estádio do Pacaembu, em São Paulo

Saint-Gobain, dona da Telhanorte, tem queda nas vendas no 1º trimestre e confirma projeções para ano

Colegiado terá eleição de dez dos 11 integrantes; os eleitos vão exercer mandato de dois anos

União confirma Rosangela Buzanelli para cargo no conselho da Petrobras, dizem fontes

Aumento de mais de 60% foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira

Lira: Reajuste em diárias da Câmara atendeu a pedido de servidores e polícia legislativa

A companhia ainda mencionou que sentiu uma inflação de custos para construção de lojas neste ano, embora menor do que em anos anteriores

Assaí vê consumidor menos endividado, mas crê que é preciso mais tempo para confirmar melhora