Por Alexandro Martello, G1 — Brasília


As contas do setor público consolidado, que englobam o governo, os estados, municípios e as empresas estatais, deixarão de registrar déficits primários (despesas maiores do que receitas, sem contar os juros da dívida pública) somente em 2023, segundo estimativa da Instituição Fiscal Independente.

A entidade, ligada ao Senado, divulgou o levantamento nesta quinta-feira (4), como parte de um estudo especial sobre a dívida brasileira.

Com isso, a previsão da IFI é que o próximo presidente da República, a ser eleito neste mês pela população brasileira, não deve conseguir reverter os rombos fiscais, que ocorrem desde 2014, durante todo o seu governo. O próximo mandato termina em 2022.

"Atualmente, nossas projeções para o resultado primário apontam para a reversão do déficit apenas em 2023", informou o órgão.

VEJA O RESULTADO DAS CONTAS PÚBLICAS E METAS FISCAIS
Fonte: BANCO CENTRAL E PROPOSTA DA LDO 2019

Os rombos fiscais estão entre os desafios a serem enfrentados pelo próximo presidente da República. Para lidar com esse problema, o governo do presidente Temer propôs e aprovou no Congresso Nacional um teto de gastos públicos.

A regra prevê que os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão aumentar conforme a inflação registrada em 12 meses até junho do ano anterior. A própria aplicação do teto de gastos, porém, também será um dos obstáculos na economia para o próximo governo.

Isso ocorre porque os gastos obrigatórios (com Previdência e pessoal, por exemplo) estão subindo acima da inflação e, com isso, sobra cada vez menos espaço para as despesas não obrigatórias.

Para contornar, o governo apostava na reforma da Previdência Social para diminuir a parcela de gastos obrigatórios, mas desistiu da proposta no começo deste ano diante das dificuldades em aprová-la no Congresso. O governo também baixou uma Medida Provisória que adia o reajuste dos servidores que estava programado para o ano que vem.

Com o teto de gastos, a última previsão do governo é de que as despesas não obrigatórias devem ficar próximas de R$ 100 bilhões em 2019 - o menor orçamento de custeio e investimentos em 12 anos -, o que tende a restringir novas despesas.

Integrantes da equipe econômica já haviam admitido que, sem a reforma da Previdência, o teto de gastos fica incompatível com a administração orçamentária em 2020.

De acordo com análise da Instituição Fiscal Independente, o espaço para mudanças no gasto público sem reformas estruturais "é exíguo e está diminuindo".

"O próprio exercício da margem fiscal apresentado pela IFI mostra que a tendência dessa parcela 'livre' dos gastos discricionários é diminuir rapidamente para que o teto de gastos possa ser cumprido. O problema é que há um nível mínimo de despesas para que a máquina pública possa funcionar, o que significa que reduzir o gasto aquém disso significaria incorrer em uma situação de paralisação das atividades do governo (o chamado “shutdown”)", concluiu.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1