Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Fabio Graner, Valor — Brasília


O setor público hoje é um empecilho para o crescimento da economia mais próximo do seu potencial, sustentou o ministro do Planejamento, Esteves Colnago. “Hoje, iniciativa privada tem plenas condições de crescer. O que penaliza hoje o crescimento é a sustentabilidade das contas públicas. O governo traz incerteza para a sociedade, o que dificulta ao país crescer perto do seu potencial”, disse. Ele fez a palestra de abertura no seminário sobre cenários fiscais promovido pela Instituição Fiscal Independente (IFI).

Colnago ressaltou que o Brasil já está no quinto ano seguido de déficit e deve chegar a oito anos de saldo negativo nas contas públicas. Para ele, apesar das dificuldades que se espera para cumprir o teto de gastos nos próximos anos, esse instrumento é que está garantindo a sustentabilidade das contas do governo no atual quadro, ao sinalizar a limitação das despesas e a necessidade de se fazer as reformas.

Segundo ele, não dá para simplesmente falar em se retirar o teto, mas é necessário discutir algo que dê sustentabilidade para as contas públicas no longo prazo. Nesse sentido, ele destacou que o próximo governo terá que discutir a Previdência e os programas do setor público de forma a diminuir o enrijecimento do orçamento e dar alguma margem de manobra para o governante. Colnago ressaltou que esse problema também atinge Estados e municípios, cujos governadores hoje estão meramente gerenciando folhas de pagamento, o que pode se tornar a situação da União.

O ministro destacou que hoje o orçamento tem duas principais despesas: pessoal e previdência. “Todo ajuste hoje está sendo feito na despesa discricionária. Está se deixando uma camisa de força absurda para próximo governo”, ressaltou.

Colnago explicou que hoje há dificuldade de se fazer um planejamento de longo prazo porque os ministérios não conhecem seus compromissos futuros e porque há uma disfuncionalidade na gestão das fontes de recursos, em que algumas são superavitárias, mas não podem ser utilizadas por conta das vinculações.

“Falta racionalidade no orçamento. Criam-se amarras que são impossíveis de gerir. Preciso criar condições de pensar o médio prazo”, disse, reiterando a necessidade de reformar a Previdência, o gasto com pessoal e também de se caminhar para reformas microeconômicas, para ampliar o potencial de crescimento do país.

Mais recente Próxima Não há espaço a subsídio a Estados para precatórios, dizem ministros

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Há oportunidades para estudantes de diferentes cursos e regiões do país

Estágio na Ambev: empresa abre vagas em todo o país, veja como se inscrever

Levantamento da HR Tech Ahgora também mostra que empresas não enxergam setor como área tática da organização

Maioria dos RHs ainda é pouco estratégico, diz pesquisa

Ao todo, duas mil pessoas serão contempladas com capacitações ao longo de quatro meses

SAS oferece cursos gratuitos em análise de dados

Declarações de dirigente do Fed impulsionam dólar e pressionam taxas dos Treasuries

Dólar avança e quebra barreira de R$ 5 no encerramento do mês; Ibovespa sobe com Petrobras

Empresa investe para manter seu controle no mercado de serviços de computação em nuvem ante avanço das Microsoft e do Google , enquanto especialistas discutem o impacto dessa demanda crescente no setor de energia e no meio ambiente

Amazon aposta US$ 150 bilhões em data centers, prevendo explosão da IA

Petição foi protocolada no mesmo dia em que veio à tona permanência do ex-presidente na Embaixada da Hungria

Bolsonaro volta a pedir ao Supremo devolução de passaporte

A princesa de Gales contou, em anúncio oficial, que recebeu o diagnóstico após uma cirurgia abdominal, realizada em janeiro deste ano

Mesmo durante tratamento contra câncer, Kate Middleton poderá participar de eventos reais

Na visão do mercado expressa no relatório, não há perspectiva de estabilização da dívida pública nesta década

Análise: Relatório do BC aponta para o grande dilema das contas federais

Segundo o pesquisador Fernando de Holanda Barbosa Filho, o rendimento médio habitual real de todos os trabalhos chegou a ter alta de 6,4% em setembro, mas vem desacelerando, até cair a 5,1% em fevereiro

Alta do rendimento surpreende, mas continua em tendência de desaceleração, diz FGV Ibre