Reforma da Previdência dá sobrevida de 3 anos a gastos do governo, diz IFI

Teto dos gastos será cumprido até 2025 com reforma

Sem a mudanças, limite será atingido em 2022

IFI aponta que governo cumpre com o teto de gastos até 2025 se aprovar reforma da Previdência
Copyright Agência Brasil

Segundo cálculos da IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado, o governo poderá cumprir o teto de gastos até 2025 com a aprovação da reforma da Previdência. Sem as mudanças, o cenário mais otimista é chegar a 2022. Leia a íntegra do relatório apresentado nesta 3ª feira (9.mai.2017).

O diretor-executivo da IFI, economista Felipe Salto, foi questionado sobre a melhora modesta perto do esforço monumental feito pelo governo para aprovar a reforma. “Isso é porque as pessoas não fizeram conta, agora a gente começou a fazer a conta e ver o tamanho do buraco”, afirmou.

A sobrevida deve ser ainda menor: o estudo foi feito com base na proposta original do Planalto, sem avaliar os recuos do governo na Previdência. O governo deixará de economizar pelo menos R$ 115 bilhões após mudanças na proposta original.

Eis uma demonstração da margem fiscal com e sem a aprovação da reforma.

ifi_reformaprevidencia_9mai

Emprego: 1% de queda em 2017

É a projeção da IFI para o ano. O órgão apontou que a melhora na renda real é resultado da queda da inflação e não do aumento salarial.

Contingenciamento “é possível”

O relatório da instituição afirma ser possível o contingenciamento de R$ 42 bilhões anunciado pelo governo para 2017. Embora deva comprometer investimentos e gastos sociais, dada a rigidez imposta pelo excesso de vinculações e obrigações“, diz o documento.

autores