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Ford e Volks se unem para cortar custos em mercado mais competitivo

As mudanças no setor de transporte estão levando as montadoras a se movimentarem. A Volkswagen e a Ford anunciaram uma parceria na produção de veículos. Primeiro, serão as picapes e as vans comerciais. Mais à frente, vão compartilhar o desenvolvimento do carro elétrico e autônomo. A ideia, claro, é cortar custos de produção e de desenvolvimento. Os resultados devem aparecer na década que vem. 

É uma estratégia distinta daquela que as montadoras adotaram no Brasil nos últimos anos. Por aqui, as empresas têm conseguido renovar os incentivos fiscais. No fim do ano, foi aprovado o Rota 2030, programa que corta impostos de empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento. É algo que elas já teriam que fazer. Os avanços tecnológicos as obrigam a investir. Antes do Rota 2030, havia outros programas de incentivo, como o Inovar-Auto que reduzia o IPI de veículos. De 2006 a 2018, os incentivos à indústria automobilística somaram R$ 28 bilhões, de acordo com estudo da Instituição Fiscal Independente do Senado.

Ford e Volks não vão trocar ações. É uma operação diferente, portanto, da Autolatina. Entre 1987 e 1996, as duas companhias formaram uma joint venture para atuar nos mercados brasileiro e argentino. Cada uma manteve sua identidade, mas compartilhavam projetos. O setor era muito fechado no Brasil, com poucas fabricantes. Na prática, a Autolatina reduziu ainda mais a concorrência. 

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