Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Luísa Martins, Valor — Brasília


(Atualizada às 13h14) O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira que a sociedade brasileira deve assumir sua própria responsabilidade e organizar-se para resolver seus próprios problemas, sem depositar a solução de conflitos nos representantes do povo escolhidos por meio da eleição.

"Somos um país com uma sociedade combativa, engajada politicamente e ciente de seus direitos. E temos que assumir as nossas responsabilidades. Parar de esperarmos tudo de um representante eleito, de um líder, de uma autoridade constituída. Precisamos nos organizar para a resolução dos nosso problemas", afirmou, durante um seminário sobre os 30 anos da Carta Magna, em Brasília.

Segundo o ministro, o jogo democrático "traz incertezas", mas é a coragem de se submeter a elas que faz a grandeza de um país. "Uma grande nação é feita de instituições. As pessoas passam. As instituições permanecem. O mais importante é que nossa Constituição tem garantido a democracia e a solidez das instituições."

Toffoli citou os principais acontecimentos políticos dos últimos cinco anos no Brasil - como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), as duas denúncias oferecidas contra o presidente Michel Temer (MDB) e a recente prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - e frisou que todos esses procedimentos seguiram a legislação.

"Todos os impasses foram resolvidos pelas vias institucionais democráticas, com total respeito à Constituição e às leis. E o Judiciário, em especial o STF, foi o grande árbitro", disse.

Para o presidente do Supremo, o Judiciário está "fortalecido, independente e atuante" em um cenário em que a Constituição não mais é voltada para conflitos individuais, mas a temas de grande complexidade ética, cultura, econômica e política.

"O grande desafio que a Constituição Federal tem hoje é o de se renovar em aspectos que permitam o crescimento econômico e a responsabilidade fiscal", disse, frisando a necessidade de uma reforma da Previdência que leve em conta o aumento da expectativa de vida e a necessidade de simplificar o sistema tributário brasileiro.

Ele também destacou ser essencial a celebração de um pacto federativo para evitar que Estados e municípios cheguem a um "quadro insustentável de inadimplência", e a ampliação dos esforços para combater o crime organizado, a superlotação das prisões e o aumento da violência.

"Aos mais afoitos, lembro que a Constituição de 1988 é viva. Os tribunais devem ser capazes de adaptá-la à luz dos nossos tempos, não a reescrevendo, mas a interpretando e a aplicando com prudência", alertou.

Cláusula de barreira

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou que, ao declarar em 2006 a inconstitucionalidade da cláusula de barreira, a Corte "deu sua pior contribuição como poder moderador". Segundo a regra, somente teriam direito ao pleno funcionamento parlamentar os partidos que obtivessem 5% dos votos para a Câmara dos Deputados.

"O Supremo quis atuar como agente político. Hoje, a norma teria garantido no Brasil entre seis e sete partidos, apenas. O Congresso percebeu, lá atrás, que como estava não dava para ficar. Nenhuma instituição gosta de cortar na própria carne - e o Congresso o fez. O plenário da Corte negou a liminar e, a partir disso, a proliferação de partidos foi gigantesca", afirmou.

Em palestra sobre os 30 anos da Constituição em Brasília, o ministro ressaltou que o fato de a maioria da população escolher um representante para governar não significa um salvo-conduto para que o presidente desrespeite a Constituição.

"A maioria foi eleita pelas regras do jogo, para seguir as regras do jogo. Se não seguir, se desrespeitar, perseguir ou discriminar - o que a Constituição não permite -, aí o Supremo deve exercer seu poder moderador para equilibrar maioria e minoria", disse.

Para ele, os processos de impeachment dos ex-presidentes Fernando Collor e Dilma Rousseff seguiram os ritos legais e, consequentemente, fortaleceram as instituições. Exemplificou citando as eleições deste ano, em que, segundo ele, "ninguém duvidou que teríamos primeiro turno no dia 7 de outubro e segundo turno no dia 28".

"Simpatia ou antipatia não têm nada a ver com a defesa da Constituição. O abuso, o excesso e o desvio de finalidade faz com que o Supremo e o poder Judiciário exerçam seu papel de equilíbrio", afirmou.

Moraes disse, ainda, que o país não precisa de uma nova assembleia nacional constituinte - a medida chegou a ser ventilada pelos dois candidatos à presidência do segundo turno: Jair Bolsonaro (PSL), eleito, e Fernando Haddad (PT). Ambos voltaram atrás. "Os problemas nacionais são a crise econômica, o desemprego, a segurança e a necessidade de uma reforma política - tudo plenamente possível de ser realizado sem mexer na Constituição."

Durante o discurso, ele afirmou que uma ditadura se configura quando a maioria desrespeita os direitos de minorias. "Quando a maioria abusar desse poder, compete à Suprema Corte fazer valer a Constituição."

Torcida

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, disse que torce para que o governo de Bolsonaro rompa o "ciclo vicioso" de corrupção e crise fiscal no país. "Independentemente de qualquer governo, sempre torço a favor do país, porque esse é o partido que nos une", afirmou.

O ministro reforçou considerar necessária uma mudança no sistema político, previdenciário e jurídico, para que o presidente "não fique refém" do modelo atual.

"A fotografia do país é um pouco sombria e nada disso tem a ver com eleições e políticos, mas com as instituições. Governos passam. Entram, ficam, se reelegem ou não, e o papel do STF é zelar pelas instituições, para que sejam preservadas e aprimoradas", afirmou.

Barroso disse ter a teoria de que a nação vive um momento de tempestade política, econômica e ética para que, no futuro, possa "se elevar como sociedade e como país".

Em relação ao sistema político, afirmou que age sobre as pessoas na contramão do processo civilizatório, "reprimindo o bem e potencializando o mal" que há em cada um.

"A agenda inacabada do Brasil é a mudança do sistema político, sobretudo na eleição para a Câmara dos Deputados, em que adotamos o voto proporcional em lista aberta. O sistema é caro, tem pouca representatividade e dificulta a governabilidade", criticou, defendendo o modelo distrital misto de votação.

Barroso defendeu a realização urgente da reforma da Previdência, diante do aumento da expectativa de vida do brasileiro e da crítica situação econômica do Brasil. "A questão não é ideológica, mas puramente aritmética, para que não entreguemos um país arruinado aos nossos filhos", disse.

Quanto ao acesso à Justiça, criticou a "procrastinação" das ações judiciais, que chegam a levar 12 anos para serem concluídas. "Nossa Justiça precisa de um choque de eficiência e de pragmatismo, sem desconsiderar o devido processo legal e o direito de defesa, para evitar processos infinitos", afirmou.

Mais recente Próxima Bolsonaro: Constituição é o único norte da democracia

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Ex-conselheiro sênior da Casa Branca durante o governo de seu sogro, Jared Kushner tem usado suas conexões globais para levantar financiamento, principalmente de investidores do Oriente Médio

Genro de Trump mira conselho da Zamp após investimento junto ao Mubadala Capital

A parceria com a Air India aumentará a participação da ANA no tráfego de passageiros entre o Japão e a Índia para 40%

All Nippon Airways e Air India entram em acordo de compartilhamento de voos

Num dia de agenda econômica global esvaziada, o noticiário local tende a movimentar mais os mercados domésticos nesta terça-feira

Dólar e juros futuros sobem  e Ibovespa cai em meio à piora das expectativas para Selic

Na eleição de quinta-feira (25), oito indicados pela União, junto com dois indicados por acionistas minoritários, disputam oito cadeiras no conselho da Petrobras

Acionistas da Petrobras pedem voto múltiplo para eleição de conselheiros

Ações da Usiminas (USIM5) operam em forte baixa após balanço

Ibovespa recua com baixa de metálicas e viés altista dos juros futuros

A empresa teve 1,1 milhão de toneladas de moagem de cana no quarto trimestre fiscal, mais que o triplo de um ano atrás

Raízen tem volume de combustíveis entre 6,5 milhões e 6,7 milhões de metros cúbicos no Brasil no 4º tri fiscal

Os apelos devem ser encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral

PT e PL entram com recurso contra absolvição de Moro na Justiça Eleitoral do Paraná

O movimento foi forte, já que a mediana das projeções dos economistas tende a andar de forma mais contida, mas dá aval a uma tendência de alta das previsões, identificada pelo Valor já no fim da semana passada

Boletim Focus consolida deterioração do cenário ao mostrar ‘salto’ das projeções para a Selic

A companhia holandesa de tintas, dona da marca Coral, teve lucro de 181 milhões de euros, comparado a 94 milhões de euros há um ano

Lucro e receita da AkzoNobel superam expectativas no 1º trimestre com alta nos volumes

A farmacêutica suíça agora projeta crescimento de lucro operacional e vendas de até dois dígitos baixos, ante metas anteriores de crescimento de um dígito

Novartis eleva meta para o ano, após resultados do 1º trimestre superarem expectativas