IFI realiza na próxima semana um seminário de macroeconomia em parceria com a UnB

Da Redação | 06/11/2018, 18h12

Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Instituição Fiscal Independente (IFI) — que acompanha o quadro macroeconômico do país para o Senado — realiza o seminário Desafios Macrofiscais a partir de 2019.

O evento será no auditório azul da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Políticas Públicas (Face) na terça-feira (13), das 9h às 19h30. O painel de abertura será apresentado por Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda do governo Dilma Rousseff, e por Luciana Acioly, do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF).

— Este é um momento para ampliar o diálogo. Falta diálogo entre economistas, especialistas e a população em geral. A IFI foi criada para contribuir para a disciplina fiscal e para ampliar a transparência e pode contribuir com as propostas que estão postas na mesa pela nova equipe [governamental] e pelas tendências que os números fiscais estão apontando — ressalta Felipe Salto, diretor-executivo da IFI.

De acordo com ele, o seminário terá economistas de “vários matizes”, como o ex-ministro Nelson Barbosa, adepto do desenvolvimentismo, e outros mais ortodoxos, como Bernard Appy, que irão debater os atuais cenários fiscais.

— Reúne pessoas diferentes, com propostas diferentes, que podem contribuir — afirmou.

Composto de sete painéis, o seminário tratará de temas como “Cenário Econômico Global”, “Perspectivas e fundamentos macroeconômicos do Brasil”, “Complexidade demográfica e Reforma da Previdência”, “Reforma Tributária e Federação”.

Painelistas

Especialistas da IFI, como Salto, Gabriel Barros e Josué Pellegrini integrarão os painéis “Desafios Macrofiscais”, “Regras Fiscais” e “Relacionamento TN-BC (Tesouro Nacional – Banco Central) e o efeito contágio da política monetária”. O economista e professor adjunto do departamento de Economia da UnB José Luis Oreiro fará parte do painel “Perspectivas e Fundamentos Macroeconômicos do Brasil”, juntamente com o professor de macroeconomia da Face Roberto Ellery, que participou da campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro.

A consultora-geral de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Ana Cláudia Borges será moderadora do Painel 3, “Desafios Macrofiscais”, enquanto o colega da Câmara, Ricardo Volpe, diretor da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof), fará a moderação do Painel 6, “Regras Fiscais”.

Vagas limitadas

São 70 vagas destinadas aos profissionais de economia, estudantes universitários e as inscrições devem ser feitas aqui. Para maiores informações entrar em contato com o Departamento de Economia da UnB nos telefones (61) 3107-0743 / 0744 / 0745 / 0746.

Além da IFI, o evento tem a parceria do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e apoio do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)