Você está em:

Introdução


O Manual de Identidade do Senado Federal é um instrumento que tem como propósito normatizar a aplicação da marca, a fim de que se obtenha uma unidade visual constante, que fortaleça a imagem institucional da Casa. O documento fornece diretrizes e orientações para a aplicação da marca em suas diversas expressões visuais. O principal objetivo de se estabelecer normas para a correta aplicação da marca do Senado é criar e manter uma unidade em toda comunicação emitida pela Casa.

Entretanto, o uso dessa marca não pode ser feito desconsiderando outros elementos igualmente importantes para o fortalecimento da identificação, por parte do receptor, de que o Senado é o emissor da mensagem. A marca do Senado Federal é, assim, mais que um símbolo gráfico ou um composto coeso e coerente de elementos visuais (marca gráfica, cores, tipografia) e se configura como verdadeiro elo entre a instituição e o cidadão. É justamente a manutenção desse elo que exige do Senado a preservação de uma imagem forte, construída dia a dia, de forma integrada, coordenada e duradoura.

O presente instrumento estabelece uma base sólida para as manifestações de comunicação visual do Senado Federal. Para seu desenvolvimento, todos os setores da Casa foram pensados em conjunto e o resultado é uma unidade visual que busca satisfazer as necessidades tanto da instituição quanto dos cidadãos.