Guia de serviços da Secretaria de Comunicação Social

Principais serviços oferecidos pela Secom aos parlamentares e ao público em geral.

 

 

1. SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - SECOM

DIRETORA: ANGELA BRANDÃO

TELEFONE: (61) 3303-3211

 

A Secretaria de Comunicação Social - Secom promove a transparência e a aproximação do Senado Federal com a população, por meio de divulgação ampla e isenta do que ocorre na Casa. Entre os serviços e ferramentas que a Secom oferece aos gabinetes, há soluções para a seleção, coleta e organização eficiente de áudios, vídeos, textos e fotos sobre as atividades parlamentares – sempre com o objetivo de otimizar a comunicação de cada senador ou senadora com a sociedade.

 

Por determinação do Ato da Comissão Diretora nº 15/2002, as instalações, os materiais e os equipamentos dos veículos da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal somente poderão ser utilizados para a divulgação das atividades legislativas e dos eventos promovidos no Senado Federal e no Congresso Nacional.

Legislação relacionada: ATC nº 15/2002

 

1.1 AGÊNCIA E JORNAL DO SENADO

DIRETOR: FLÁVIO FARIA

Telefone: (61) 3303-3573

 

SENADO NOTÍCIAS

É o portal onde está disponível toda a cobertura jornalística realizada pela Secom, com notícias e informações completas e atualizadas sobre os trabalhos legislativos. Editado pela SAJS, divulga o noticiário produzido pela equipe de jornalismo da Agência, da Rádio e da TV Senado sobre tudo o que ocorre diariamente no Senado e no Congresso Nacional. São matérias, fotografias, áudios, vídeos e infografias sobre a atividade legislativa diária e reportagens especiais sobre temas de interesse social e institucional, além de notas instantâneas sobre decisões tomadas em comissões e Plenário na coluna Senado Agora. Anualmente, registra cerca de 25 milhões de visualizações de páginas e 10 milhões de usuários. A newsletter do Senado Notícias é enviada a 24 mil e-mails cadastrados espontaneamente. As notícias podem ser reproduzidas mediante citação da fonte.

Site: www.senado.leg.br/noticias

 

JORNAL DO SENADO

Editado pela SAJS, consolida toda a produção veiculada no portal Senado Notícias. Semanalmente, publica matérias especiais de conteúdo de serviço à população na coluna Especial Cidadania, e mensalmente matérias de cunho histórico na coluna Arquivo S, parceria com o Arquivo do Senado, ambas também veiculadas no portal Senado Notícias. Circula diariamente com 4.172 exemplares distribuídos em Brasília (aeroporto, rodoviária interestadual, Esplanada dos Ministérios e, internamente, em todo o Congresso), além de ser encaminhado a 15 mil e-mails cadastrados espontaneamente. As notícias podem ser reproduzidas mediante citação da fonte.

Site: www.senado.leg.br/jornal

 

FOTOGRAFIA

A equipe de fotógrafos da Agência registra todos os eventos legislativos da Casa. As fotografias são utilizadas pelos veículos e disponibilizadas para o público. Para a consulta e download em alta resolução, o Serviço de Fotografia oferece um banco de imagens no Flickr com mais de 188 mil fotos das atividades legislativas e institucionais do Senado. O perfil no Flickr recebe em média 15 mil visualizações por dia e conta com mais de 46 milhões de visualizações desde 2010, quando foi criado.

Site: https://www.flickr.com/photos/49143546@N06/

 

ACERVO FOTOGRÁFICO

Disponibiliza mais de 1 milhão de fotos em alta resolução de parlamentares e de outras autoridades, tanto durante os trabalhos legislativos quanto em eventos do Senado ou dos quais a instituição participe. As fotos podem ser usadas para divulgação, desde que citada a fonte.

E-mail: fotojornal@senado.leg.br

Telefone: (61) 3303-1330

 

1.2 RÁDIO SENADO

DIRETOR: MARCO REIS

TELEFONE: (61) 3303-1236

 

ÍNTEGRA DAS REUNIÕES PLENÁRIAS E DE COMISSÕES

É feita por meio da transmissão, ao vivo ou reprise, de todos os pronunciamentos, discussões e votações da Casa.

 

RADIOAGÊNCIA E SITE

É um canal de relacionamento com mais de 1.200 emissoras de rádio conveniadas espalhadas pelo país, para compartilhar os conteúdos produzidos pela equipe da Rádio Senado. A ferramenta permite o melhor uso do material pelos radialistas, de acordo com as necessidades de cada emissora, podendo ser buscado tendo em vista a duração dos programas, os temas abordados e os senadores envolvidos, entre outros critérios. A Rádio Senado também possui um site, que disponibiliza todo o seu conteúdo – para ser ouvido ou baixado – pelo público em geral.

RÁDIOAGÊNCIA: www.senado.leg.br/radioagencia

SITE: www.senado.leg.br/radio

TELEFONE: (61) 3303-1337

 

JORNALISMO E PROGRAMA VOZ DO BRASIL

Com ênfase nas atividades legislativas, o jornalismo da Rádio Senado leva informação isenta e apartidária a seus ouvintes em dez capitais (Brasília, Cuiabá, Natal, João Pessoa, Fortaleza, Teresina, São Luís, Macapá, Manaus e Rio Branco) e para mais de 1.200 emissoras conveniadas à Radioagência Senado. A equipe de jornalistas da emissora é responsável pela produção do Jornal do Senado dentro do programa A Voz do Brasil.

Telefone: (61) 3303-1577

 

PROGRAMA BOLETIM.LEG

São apresentadas as notícias do Senado Federal em três edições diárias.

Veiculação: de segunda a sexta-feira, às 9h55, 13h55 e 21h55

 

PROGRAMA CONEXÃO SENADO

Programa matinal, com quadros de serviços, participação de ouvintes e entrevistas com especialistas sobre  diversos temas. Os senadores têm um espaço privilegiado para tratar de modo mais aprofundado do conteúdo legislativo em que estão trabalhando.

Veiculação: de segunda a sexta-feira, de 7 às 9h

Telefone: (61) 3303-1574

 

PROGRAMA PRIMEIRO ITEM

Neste programa, são apresentados comentários, entrevistas e reportagens sobre os principais assuntos em debate e em votação no Congresso Nacional durante a semana.

Veiculação: toda segunda-feira, às 13h

 

PROGRAMA PROJETOS DA SEMANA

Apresenta os projetos e as propostas apresentados semanalmente no Senado. Dá a conhecer as leis que estão sendo criadas ou modificadas pelos parlamentares e as formas de acompanhar uma proposta de interesse da população.

Veiculação: sexta-feira, às 14h, com reprise no sábado, às 8h. Disponível na internet às sextas-feiras

 

1.3 TV SENADO

DIRETORA: RENATA DE PAULA

TELEFONE: (61) 3303-4606

 

ÍNTEGRA DAS REUNIÕES PLENÁRIAS E DE COMISSÕES

É feita por meio da transmissão, ao vivo ou reprise, de todos os pronunciamentos, discussões e votações da Casa.

 

JORNALISMO

De segunda a sexta-feira, ao longo da programação, flashes jornalísticos e inserções ao vivo apresentam entrevistas com parlamentares sobre os principais projetos e temas em discussão no Senado.

 

PROGRAMA ARGUMENTO

Gravado em estúdio ao lado do Plenário, o programa Argumento cobre a intensa atividade legislativa e traz entrevistas com senadores(as) sobre os principais assuntos na Casa, como propostas aprovadas, projetos apresentados, reuniões de comissões e repercussão de fatos nacionais.

Veiculação: de segunda a sexta-feira, às 19h45 (e em horários alternativos ao longo da semana)

 

PROGRAMA ASSUNTO DE ESTADO

Toda semana um estado é tema de debate. Oportunidade para o(a) senador(a) tratar, em episódio específico, de temas regionais ou de interesse da unidade da Federação pelo qual foi eleito(a).

Veiculação:  segunda-feira, às 20h (e em horários alternativos ao longo da semana)

 

PROGRAMA CIDADANIA

Um espaço consagrado para diversidade de opiniões e aprofundamento dos temas de interesse geral, o programa Cidadania traz entrevistas com parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil.

Veiculação: de segunda a sexta-feira, às 20h30 (e em horários alternativos ao longo da semana)

 

PROGRAMA EM DISCUSSÃO!

As audiências públicas realizadas nas comissões do Senado são o foco do programa, que abre espaço para as diferentes visões sobre temas sempre em pauta no Parlamento, como educação, saúde, previdência, trabalho e economia.

Veiculação: em horários alternativos durante toda a programação

 

PROGRAMA SALÃO NOBRE

É gravado no Salão Nobre do Senado e aborda temas de relevância nacional com líderes partidários, presidentes de comissões, autores e relatores de projetos de relevância nacional.

Veiculação:  quinta-feira, às 20h (e em horários alternativos ao longo da semana)

 

PROGRAMA SENADO NOTÍCIAS REVISTA

Neste programa, é apresentado o resumo de tudo o que ocorreu ao longo da semana no Senado Federal.

Veiculação: sexta-feira, às 19h30 e reprisado ao longo da programação

 

PROGRAMETE #FALASENADOR(A)

Apresenta inserções de 1 minuto durante a programação, com recados dos(as) senadores(as) para o cidadão. Tratam-se de pílulas sobre assuntos da pauta, convites para audiências públicas e outros eventos legislativos, informações de serviços e temas que afetam a vida da população.

Veiculação: Durante toda a programação

 

TV SENADO NA INTERNET

O acesso ao sinal da TV Senado via internet é feito pela página da emissora no endereço www.senado.leg.br/tv. O link "NO AR" dá acesso à página na qual é possível escolher as reuniões de Comissão ou a sessão do Plenário, que estejam em transmissão ao vivo pelos canais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. Vídeos com os discursos dos senadores na tribuna do Plenário e trechos das reuniões das comissões são publicados diariamente na página da emissora na internet e difundidos via redes sociais como Twitter, YouTube, Google+ e Facebook.

 

TV SENADO NO YOUTUBE

Um canal para acompanhar as atividades do Senado em tempo real, seja no smartphone ou no computador. De lá, também é possível compartilhar vídeos com os programas e transmissões da TV Senado, de forma fácil e rápida, em redes sociais. Para receber atualizações do canal TV Senado no YouTube, inscreva-se:

SITE: www.youtube.com/tvsenado

Telefones: (61) 3303-1559 (61) 3303-2022

e-mail: tv@senado.leg.br

 

 

1.4 DIRETORIA DE JORNALISMO

DIRETORA: ESTER MONTEIRO

Telefone: (61) 3303-4492

 

CENTRAL DE PAUTAS

Coordena, planeja e define os assuntos do Senado que serão noticiados pelos veículos da Secom. É possível sugerir a cobertura jornalística de eventos, fatos, projetos de lei, audiências públicas e outras atividades parlamentares por meio da Central de Pautas.

e-mail: secom.pautas@senado.leg.br

 

 

1.5 ENGENHARIA DE COMUNICAÇÃO

DIRETOR: DEMETRIUS BICALHO

TELEFONE: (61) 3303-3561

 

SENADO MULTIMÍDIA

Um portal que permite a visualização, edição e download de vídeos de pronunciamentos em Plenário ou nas Comissões do Senado. Além do material audiovisual, também disponibiliza as notas taquigráficas registradas nas sessões.

Site: www.senado.leg.br/multimidia

Telefone: (61) 3303-3868

 

Os textos das sessões plenárias podem ser acessados em:

http://www.senado.leg.br/atividade/plenario/sessao

 

Os textos e áudios das reuniões das comissões podem ser acessados em:

http://www.senado.leg.br/atividade/comissoes/sessao

 

1.6 RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E MARKETING

DIRETORA: CRISTINA MONTEIRO

TELEFONE: (61) 3303-1258

 

EVENTOS

A equipe de Relações Públicas atua em parceria com gabinetes parlamentares e unidades administrativas na organização e na consultoria de eventos protocolares e de caráter institucional. Entre os principais eventos, estão as sessões solenes do Congresso Nacional e as sessões especiais do Senado Federal, incluindo as posses presidenciais e de senadores, além de abertura de exposições, palestras e seminários.

 

PUBLICIDADE E MARKETING

Planeja ações de comunicação e cria peças de campanhas de caráter institucional do Senado. Também orienta os gabinetes parlamentares e unidades administrativas da Casa sobre a aplicação da Identidade Visual do Senado Federal e produz as fotos oficiais dos senadores.

 

VISITAÇÃO INSTITUCIONAL

O Programa Visite o Congresso, realizado em parceria entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, possibilita o acesso de turistas e cidadãos às dependências do Palácio do Congresso Nacional, com informações diversas sobre o funcionamento e as funções do Poder Legislativo Federal. A visita, guiada por mediadores, ocorre de quinta a segunda-feira, incluindo sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30, com saídas a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro.  A unidade também é responsável pelo receptivo de autoridade estrangeiras.

 

RECEPTIVO DE AUTORIDADES

Recebe autoridades estrangeiras e nacionais de primeiro escalão que visitam o Senado, encaminhando-as ao seu destino dentro do Senado.

 

JOVEM SENADOR

O projeto é realizado anualmente, por meio de um concurso nacional de redação. A cada ano, é proposto um tema e os autores das melhores redações em cada estado e no Distrito Federal vivenciam uma legislatura de quatro dias no Senado. As ideias aprovadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, que avalia a possibilidade de transformá-las em projetos de lei efetivos.

 

DEMANDAS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

É o canal para solicitar a organização de eventos ou campanhas de divulgação de caráter institucional. Também permite agendar os preparativos para a recepção de visitantes especiais.

Para utilizá-lo, acesse: Central de Serviços na intranet, selecione o menu Comunicação Institucional e clique em Demandas de Comunicação.