Senac abrirá restaurantes e lanchonetes-escolas no Senado

21


Nota de Esclarecimento

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) instala, ainda neste semestre, dois restaurantes-escolas e duas lanchonetes-escolas no Senado: Restaurante Escola dos Senadores (Bloco B), Restaurante Escola de Massas e Risotos (Praça da Alimentação), Café Escola do Senado (térreo do Edifício Principal) e o Café Escola do Prodasen. A iniciativa resulta de parceria formalizada no Acordo de Cooperação 1/2011 e aditivos pelo qual o Senado monta e equipa as cozinhas e demais espaços e o Senac faz os projetos, fornece utensílios, toalhas e guardanapos e opera os restaurantes com as equipes de chefs professores e seus alunos em treinamento.

 

Ao fazer a opção pelo modelo de restaurante-escola o Senado acompanha instituições como a Câmara dos Deputados, a Controladoria Geral da União-CGU e o Ministério da Justiça, que já abrigam restaurantes-escola operados pelo Senac. Oferece a perspectiva de um serviço de qualidade, desenvolvido por instrutores especializados, permanentemente orientando e acompanhando as equipes de alunos em treinamento, com a vantagem, para os usuários, de um preço final de alimentação abaixo do mercado. Trata-se, ainda, de uma iniciativa de responsabilidade social do Senado.

 

O Senac é uma entidade de caráter privado, mantida por empresas que destinam uma contribuição compulsória para a instituição para promover capacitação profissional de trabalhadores das áreas de comércio de bens, serviços, turismo e saúde.

 

Em cumprimento à sua parte no acordo de cooperação, o Senado adquiriu por licitação diversos equipamentos profissionais para os restaurantes-escolas e para as lanchonetes-escolas, tendo obtido redução substancial entre o preço estimado e o preço final em todos os itens. As aquisições destinam-se a cozinhas de estabelecimentos comerciais, que necessitam de equipamentos compatíveis, sujeitos a normas de saúde pública e de garantia da segurança dos alimentos.  Um exemplo de equipamento para atender ao caso específico é o de um aparelho de congelamento industrial, capaz de congelar muito rapidamente os alimentos para evitar contaminação, entre outras funcionalidades, muito diferente de um freezer doméstico comum.