Aviso de Pauta

Orientações para cobertura da Imprensa - Sabatinas de autoridades – 24 e 25/08

O Senado Federal informa que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realizará reuniões semipresenciais nos dias 24 e 25 de agosto para analisar a recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República e as indicações de nomes para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2021/2023.

Continuam válidas as disposições do Ato da Comissão Diretora 9/2020, que disciplinou o funcionamento semipresencial do Senado Federal, e as medidas preventivas adotadas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a fim de evitar aglomerações e diminuir o risco de novas infecções.

Seguem abaixo as orientações para o acesso e trabalho dos profissionais da imprensa nas instalações do Senado no período citado.

 

ATENÇÃO: Nessas datas (24 e 25/08), devido à realização das reuniões da CCJ, não haverá plenário de comissão disponível, próximo à sala da CPI da Pandemia, para apoio aos profissionais de imprensa que atuam na cobertura das atividades da comissão.

Orientamos os jornalistas a utilizarem o Comitê de Imprensa nesses dias. Foram tomadas as providências necessárias para assegurar as melhores condições de segurança sanitária no ambiente.

 

Pauta

A agenda está disponível no portal da Atividade Legislativa.

 

Acesso da imprensa

► O acesso dos profissionais de imprensa deverá ser feito preferencialmente pelo Anexo II (entrada pela via N2 – Bloco B), desde que sigam o protocolo de segurança.

► O QR Code emitido ao final do preenchimento deverá ser mostrado e validado na recepção. As respostas ao questionário valem apenas para o dia específico. Assim, o procedimento precisa ser repetido sempre que o profissional vier ao Senado.

 

Acesso às comissões

Não será permitido o acesso da imprensa ao plenário da comissão, por medida de segurança sanitária.

O acompanhamento dos trabalhos poderá ser feito por meio dos veículos de comunicação do Senado (Veja item Imagens e áudios oficiais).

 

Acesso ao Plenário

O acesso será permitido somente à galeria do Plenário, mediante solicitação prévia, até o limite de 20 jornalistas — incluídos nesse total fotógrafos e cinegrafistas (com câmera no ombro) —, em sistema de rodízio.

O pedido de acesso à galeria do Plenário deve ser encaminhado por e-mail para:

portalleg@senado.leg.br, com cópia para imprensa@senado.leg.br e ludmilac@senado.leg.br.

Não será permitida a instalação de link ou gravação de passagens na galeria do Plenário.

Não será permitido acesso à Tribuna de Imprensa.

 

Locais reservados à imprensa

► praça das Abelhas (entre o Túnel do Tempo e o Auditório Petrônio Portela)

Área para link (um cinegrafista e um jornalista). Não serão autorizadas entrevistas nesse espaço;

Área para entrevistas coletivas, com cadeiras, púlpito e tablado para fotógrafos;

Área de descanso com cadeiras.

Salão Azul –área para link.

Monitores de TV estão disponíveis na Praça das Abelhas para acompanhamento das reuniões.

O Comitê de Imprensa do Senado Federal permanece aberto.

Há dispensadores de álcool em gel 70% e água potável nos locais (cada profissional deve levar recipiente de uso individual, uma vez que não serão fornecidos copos descartáveis).

 

Link

As equipes de TV e de Rádio poderão instalar links na área destinada para esse fim na Praça das Abelhas e no Salão Azul.

As solicitações de links e LPs devem ser feitas por meio de formulário — https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/arquivos/ficha_pedido_link_lp.pdf — a ser preenchido e encaminhado ao e-mail imprensa@senado.leg.br.

A instalação de equipamentos da imprensa deve ser feita a partir de 7h.

 

Imagens e áudios oficiais

O acompanhamento dos trabalhos no Plenário e nas comissões pode ser feito por meio dos veículos do Senado (Rádio TV Senado), pelo Youtube da TV Senado, pelo Senado Multimídia e pelo portal Senado Notícias.

Vídeos - Para ter acesso ao conteúdo audiovisual produzido pela TV Senado entre em contato com seacer@senado.leg.br ou cadastre-se na TV Senado Agência aqui.

Áudios - Os áudios das atividades legislativas do Senado podem ser baixados do portal Senado Multimídia. O conteúdo produzido pela Rádio Senado pode ser baixado na página da Radioagência Senado (senado.leg.br/radioagencia), após cadastramento. Usuários cadastrados têm acesso a flashes e áudios exclusivos, incluindo coletivas.

Fotos - As fotos são disponibilizadas no Senado Fotos.

Notícias – todo o conteúdo produzido pelas equipes de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado (SECOM) está disponível no portal Senado Notícias e nos portais da Rádio Senado e da TV Senado.

 

Coletivas

As coletivas de imprensa, sejam da Presidência ou dos senadores e das senadoras, serão organizadas por suas respectivas assessorias, respeitando regras e medidas de prevenção obrigatórias em todos os espaços do Senado.

As coletivas devem ser realizadas preferencialmente nos locais indicados (Ver item “Locais reservados à imprensa”).

A lista de contatos dos assessores de imprensa dos senadores está disponível em: https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/relacao-dos-assessores-de-imprensa-dos-senadores.

 

CPI da Pandemia

Seguem válidas as orientações para a cobertura dos eventos da CPI da Pandemia

O acesso ao Plenário da comissão somente será permitido à imprensa para a captação de imagens por fotógrafos e cinegrafistas, obedecida ordem de entrada definida a cada dia, supervisionada pela Assessoria de Imprensa do Senado com apoio da Secretaria de Polícia Legislativa (SPOL).

Os jornalistas deverão utilizar o Comitê de Imprensa para atividades de apoio.

Acompanhe as atividades da CPI da Pandemia pela página da Atividade Legislativa: https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441

Acesse o conteúdo produzido pelos veículos do Senado sobre a CPI da Pandemia em: https://www12.senado.leg.br/noticias/ao-vivo/cpi-da-pandemia

 

Credenciamento

Os procedimentos para credenciamento de imprensa estarão adaptados enquanto perdurarem as medidas de combate e de enfrentamento à Covid-19, com atendimento remoto, em tempo integral, de segunda a sexta.

As solicitações de credenciamento para empresas e profissionais de imprensa serão recebidas somente pelo e-mail credenciamento.imprensa@senado.leg.br. Os documentos necessários para o cadastro já devem ser enviados com o pedido. Todas as informações estão detalhadas na página da Assessoria de Imprensa, no site https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/credenciamento-de-imprensa.

As credenciais provisórias deverão ser retiradas pessoalmente, no horário de 8h a 17h, no Setor de Credenciamento de Imprensa conforme agendamento prévio (observar, no dia da retirada, a necessidade de preencher formulário e obter QR Code conforme descrito no item Acesso da Imprensa).

Setor de Credenciamento de Imprensa – SECOM

Anexo II, térreo, entrada pela Via N2 (ao lado da Rádio Senado).

Telefones: (61) 3303-5244 ou 3303-1296

 

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

 

A Assessoria de Imprensa do Senado Federal continua o atendimento aos profissionais de imprensa pelo e-mail imprensa@senado.leg.br, seja para sanar dúvidas ou atender demandas relacionadas a temas administrativos, legislativos ou institucionais.

Ou ainda pelos telefones das assessoras de imprensa:  Edna Carvalho: (61) 99151-2991 e Idalina de Castro: (61) 99649-0880.

Consultas e esclarecimentos dirigidos à Presidência da Casa devem ser enviados para: asimpre@senado.leg.br.

 

 

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