Aviso de Pauta

Orientações para cobertura da imprensa - Esforço concentrado de 5 a 9 de julho

O Senado Federal agendou esforço concentrado no período de 5 a 9 de julho, com a finalidade de realizar sabatinas e deliberações de autoridades nas comissões e no Plenário. 

Nos termos dos Atos do Presidente nº 2/2020 e 5/2021, que restringem a movimentação nas dependências do Senado Federal, além dos parlamentares e dos colaboradores, o acesso às Comissões fica restrito às autoridades indicadas.

Devido ao esforço concentrado, a sala destinada aos jornalistas mudou para o plenário 6 da Ala Nilo Coelho.

Seguem as orientações para a cobertura de imprensa no período.

Pauta

Confira os eventos legislativos programados no portal da Atividade Legislativa

Outras informações, na matéria publicada no portal Senado Notícias: Senado tem semana de esforço concentrado para votar autoridades

Acesso da imprensa

  • O acesso dos profissionais de imprensa deverá ser feito preferencialmente pelo Anexo II (entrada pela via N2 – Bloco B), desde que sigam o protocolo de segurança.

  • Para acessar as dependências do Senado Federal, deve ser preenchido o questionário sobre sintomas da covid-19 em http://bit.ly/QRCodeVisitanteSF

  • O QR Code emitido ao final do preenchimento deverá ser mostrado e validado na recepção. O procedimento precisa ser repetido sempre que o profissional for entrar no Senado.

 

Locais reservados à imprensa

  • Praça das Abelhas (entre o Túnel do Tempo e o Auditório Petrônio Portela)

  • Área para link (um cinegrafista e um jornalista). Não serão autorizadas entrevistas nesse espaço;

  • Área para entrevistas coletivas, com cadeiras, púlpito e tablado para fotógrafos;

  • Área de descanso com cadeiras.

  • Salão Azul –área para link.

  • Plenário nº 6 da Ala Nilo Coelho, com telas para acompanhamento das reuniões.

  • Monitores de TV estão disponíveis na Praça das Abelhas para acompanhamento das reuniões.

  • O Comitê de Imprensa do Senado Federal permanece aberto.

  • Há dispensadores de álcool em gel 70% e água potável nos locais (cada profissional deve levar recipiente de uso individual, uma vez que não serão fornecidos copos descartáveis).

Acesso às comissões

 Não será permitido o acesso da imprensa aos plenários das comissões, por medida de segurança sanitária.

  • O acompanhamento dos trabalhos poderá ser feito por meio dos veículos de comunicação do Senado (Veja item Imagens e áudios oficiais).

Acesso ao Plenário

  • O acesso será permitido somente à galeria do Plenário, mediante solicitação prévia, até o limite de 20 jornalistas — incluídos nesse total fotógrafos e cinegrafistas (com câmera no ombro) —, em sistema de rodízio.

  • O pedido de acesso à galeria do Plenário deve ser encaminhado por e-mail para:  com cópia para  e ludmilac@senado.leg.br 

  • Não será permitida a instalação de link ou gravação de passagens na galeria do Plenário.

  • Não será permitido acesso à Tribuna de Imprensa.

  • Será permitida a entrada de 1(um) assessor por cada liderança/bloco parlamentar.

 

Coletivas

 A organização de coletivas dos Senadores está a cargo dos assessores de imprensa dos parlamentares.

  • O contato dos assessores de imprensa dos senadores está disponível no site da Assessoria de Imprensa: https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/contatos.

  • Perguntas aos senadores devem ser feitas em coletiva, no espaço reservado para esse fim. Não serão autorizadas entrevistas na área de link.

  • Apenas a TV Senado fará transmissão das entrevistas coletivas. Os cinegrafistas das outras emissoras não devem ficar na área de coletiva, podendo utilizar o Salão Azul. (Veja o item Vídeos e Áudios Oficiais)

  • Solicita-se aos profissionais que permaneçam sentados durante a coletiva. Os jornalistas que desejam fazer perguntas devem se dirigir aos microfones.

 

Tendo em vista os cuidados que estão sendo tomados para garantir a segurança sanitária necessária para o trabalho de todos os envolvidos, recomenda-se que sejam respeitados os espaços disponibilizados e observem o distanciamento seguro.

Solicitamos cuidado com os painéis de Athos Bulcão expostos no local. Não é permitido encostar-se ou apoiar objetos. São obras de valor artístico, cultural e histórico inestimável e que, como tal, devem ser preservadas por todos.

 

Link

 As equipes de TV e de Rádio poderão instalar links na área destinada para esse fim na Praça das Abelhas e no Salão Azul.

 

Imagens e áudios oficiais

 O acompanhamento dos trabalhos no Plenário e nas comissões pode ser feito por meio dos veículos do Senado (Rádio TV Senado), pelo Youtube da TV Senado, pelo Senado Multimídia e pelo portal Senado Notícias.

  • Vídeos - Para ter acesso ao conteúdo audiovisual produzido pela TV Senado entre em contato com seacer@senado.leg.brou cadastre-se na TV Senado Agência aqui.

  • Áudios - Os áudios das atividades legislativas do Senado podem ser baixados do portal Senado Multimídia. O conteúdo produzido pela Rádio Senado pode ser baixado na página da Radioagência Senado em senado.leg.br/radioagencia, após cadastramento. Usuários cadastrados têm acesso a flashes e áudios exclusivos, incluindo coletivas.

  • Fotos - As fotos são disponibilizadas no Senado Fotos.

  • Notícias – todo o conteúdo produzido pelas equipes de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado (SECOM) está disponível no portal Senado Notícias e nos portais da Rádio Senado e da TV Senado.

 

CPI da Pandemia

 Além das recomendações acima, seguem válidas as orientações para a cobertura dos eventos aos da CPI da Pandemia

 

  • O acesso ao Plenário da comissão somente será permitido à imprensa para a captação de imagens por fotógrafos e cinegrafistas, obedecida ordem de entrada definida a cada dia, supervisionada pela Assessoria de Imprensa do Senado com apoio da Secretaria de Polícia Legislativa (SPOL).

  • Como já informado acima, nesta semana, a sala destinada aos jornalistas mudou para o plenário 6 da Ala Nilo Coelho.

  • Acompanhe as atividades da CPI da Pandemia pela página da Atividade Legislativa:

https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441

  • Acesse o conteúdo produzido pelos veículos do Senado sobre a CPI da Pandemia em:

https://www12.senado.leg.br/noticias/tags/CPI%20da%20Pandemia

Credenciamento

 São válidas as credenciais atualmente em uso.

  • Os profissionais de imprensa não credenciados poderão solicitar credenciamento provisório pelo e-mail: credenciamento.imprensa@senado.leg.br. Os documentos necessários para o cadastro devem ser enviados juntamente com o pedido. Todas as informações estão detalhadas na página da Assessoria de Imprensa: https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/credenciamento-de-imprensa.

  • As credenciais provisórias deverão ser retiradas pessoalmente, no horário de 8h a 17h, no Setor de Credenciamento de Imprensa (observar, no dia da retirada, a necessidade de preencher formulário e obter QR Code conforme descrito no item Acesso da Imprensa).

Setor de Credenciamento de Imprensa – SECOM

Anexo II, térreo, entrada pela Via N2 (ao lado da Rádio Senado).

Telefones: (61) 3303-5244 ou 3303-1296

Comportamento

 Deve ser respeitado o distanciamento mínimo recomendado de 1,5m entre pessoas. Quando o número máximo de pessoas for atingido na área destinada à imprensa, as equipes devem ser reduzidas, a fim de garantir maior segurança sanitária para todos os profissionais.

  • Todos os profissionais devem usar máscaras de proteção facial indicadas por autoridades de saúde, com observância ao seu uso adequado.

  • O Senado está seguindo todas as normas de limpeza de superfícies, com ampla disponibilização de álcool em gel 70%. Também foram adotados protocolos de higienização periódica de cadeiras, maçanetas, botões de elevadores e demais locais de contato frequente com as mãos.

 

Outras informações

A Assessoria de Imprensa do Senado Federal atende os profissionais de imprensa pelo e-mail imprensasenado@senado.leg.br, para sanar dúvidas ou atender demandas relacionadas a temas administrativos, legislativos ou institucionais.

Ou ainda pelos telefones dos assessores e assessoras de imprensa: Edna Carvalho (61) 99151-2991Ester Monteiro: (61) 99555-5447, Herivelto Ferreira (61) 9-9963-6400 e Idalina de Castro: (61) 99649-0880.

Consultas e esclarecimentos dirigidos à Presidência do Senado devem ser enviados para: asimpre@senado.leg.br.

 

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid