Aviso de Pauta

Abertura do ano legislativo - orientações para cobertura de imprensa

A assessoria de imprensa do Senado Federal informa que está convocada sessão solene do Congresso Nacional destinada à inauguração da 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura, nesta quarta-feira (3), às 16h, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Continuam válidas para essa data as medidas preventivas adotadas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a fim de evitar aglomerações e diminuir o risco de novas infecções.

Deverão ser observadas as orientações para a cobertura da imprensa abaixo.

Acesso ao Congresso Nacional – Senado e Câmara dos Deputados
▼Todos os profissionais de imprensa credenciados terão acesso ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados pelos Anexos 1 (entrada pela Via N1) e Anexo 2 (entrada pela via N2 – Bloco B) do Senado Federal, desde que sigam o protocolo de segurança exigido para servidores e demais colaboradores em trabalho presencial em ambientes fechados.
▼Antes de virem ao Senado Federal, os profissionais devem preencher, no dia da sessão, um questionário sobre sintomas da covid-19, como febre, tosse e coriza. Se não apresentarem nenhum sintoma, receberão um QR Code, que deverá ser mostrado e validado pelo recepcionista. Esse procedimento deverá ser repetido todos os dias.
Responda ao questionário em:
Visitante: http://bit.ly/QRCodeVisitanteSF
Colaborador do SF: https://bit.ly/QRCodeColaborador
Saiba mais no vídeo: https://bit.ly/2NHHBYc
▼ Não haverá credenciamento específico para a solenidade e as credenciais atualmente em uso, expedidas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, continuam válidas. No entanto, solicitações de credenciamento provisório serão recebidas somente pelo email credenciamento.imprensa@senado.leg.br.
▼ Os documentos necessários para o cadastro devem ser enviados juntamente com o pedido. Todas as informações estão detalhadas na página da Assessoria de Imprensa, no site https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/credenciamento-de-imprensa

Acesso ao Plenário
▼O acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados não será permitido.
▼ Não será permitido acesso à Tribuna de Imprensa.

Locais disponíveis à imprensa
▼ Haverá espaço reservado para os profissionais no Salão Verde;
▼ Haverá espaço reservado para os profissionais de imagem no Salão Negro, onde somente cinegrafistas e fotógrafos poderão captar imagens. Não será permitido o registro de imagem por celular.
▼A Galeria do Plenário da Câmara será franqueada apenas para 40 (quarenta) cinegrafistas e fotógrafos, com equipamentos sem tripé, em esquema de rodízio. Não será permitido o registro de imagem por celular.
▼ Os Comitês de Imprensa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados estarão abertos aos profissionais.
▼ Os profissionais deverão observar as regras de segurança sanitária nos locais reservados à imprensa.

Barreiras de segurança
▼ Haverá restrição de acesso às imediações do Plenário, a partir das 14h, por meio de barreiras controladas pelas Polícias Legislativas do Senado e da Câmara dos Deputados, que, contudo, permitirão a movimentação entre os locais de cobertura reservados à imprensa.
▼ Será impedida a movimentação da imprensa a partir das 15h30 até o início da sessão. Após o início da sessão, a circulação será liberada e voltará a ser impedida minutos antes do seu encerramento.

Link
▼ As equipes de TV e Rádio poderão instalar links e LPs no Túnel do Tempo, no Salão Azul, no Salão Branco (Chapelaria) e na via de acesso à Chapelaria (espaço na calçada ao lado da banca).

Imagens e áudios oficiais
▼ Vídeos - A TV Senado vai disponibilizar o conteúdo em vídeo da sessão solene do Congresso Nacional para download em sua TV Agência.
Para acessar, siga o passo a passo:
1. Acesse: http://201.54.48.83
2. Clique em TV Agência/ TV Senado Bruto
3. Insira o nome do usuário: TVSenado_Bruto
4. Insira a senha: mfperr
5. Clique na pasta TV Agência>TV Senado Bruto>Eleição_Mesa
6. Clique no arquivo desejado para baixar
▼ Áudios - Os áudios da sessão estarão disponíveis  no Senado Multimídia. As matérias e flashs produzidos podem ser baixados na página da Rádio Senado.
▼ Fotos - As fotos serão disponibilizadas no Senado Fotos.

Entrevista coletiva do Presidente do Senado
▼ Está prevista coletiva do Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, no Salão Azul, em frente à Presidência, em horário a ser definido, respeitando-se critérios estabelecidos pela Assessoria da Presidência no momento e medidas de prevenção à Covid19 no espaço.

Comportamento
▼ Deve ser respeitado o distanciamento mínimo recomendado entre pessoas. Quando o número máximo de pessoas for atingido, as equipes devem ser reduzidas, a fim de garantir a entrada ou a permanência de profissionais de diferentes veículos.
▼ Todos os profissionais devem usar máscaras de proteção facial indicadas por autoridades de saúde, com observância ao seu uso adequado.
▼ O Congresso Nacional está seguindo todas as normas de limpeza de superfícies, com ampla disponibilização de álcool em gel 70%. Também foram adotados protocolos de higienização periódica de maçanetas, botões de elevadores e demais locais de contato frequente com as mãos.
▼ Nos espaços destinados à imprensa, estarão disponíveis monitores de TV para acompanhamento da sessão, dispensadores de álcool em gel 70% e água potável (cada profissional deve levar recipiente de uso individual, uma vez que não serão fornecidos copos descartáveis).

Cobertura não presencial
▼ Será possível acompanhar os trabalhos por meio dos veículos do Senado (Rádio TV Senado), pelo Youtube da TV Senado, pelo Senado Multimídia e pelo portal Senado Notícias.

Assessoria de Imprensa
Senado Federal

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid