Sinal Verde para a Mobilidade — Rádio Senado
Reportagem Especial

Sinal Verde para a Mobilidade

Desafios da mobilidade são tema de reportagem especial da Rádio Senado

No programa Sinal Verde para a Mobilidade são abordados problemas mais comuns nas grandes metrópoles e propostas em discussão no Congresso Nacional

Um dos desafios que o Brasil tem diante de si é a mobilidade.  Na Semana Nacional do Trânsito, que marca os 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro, a Rádio Senado preparou a reportagem especial “Sinal Verde para a Mobilidade”. O programa fala dos problemas mais comuns das grandes metrópoles brasileiras, as propostas em discussão no Congresso Nacional e o que tem sido feito em todo o mundo para driblar os congestionamentos e reduzir as mortes e acidentes de trânsito.

Nos 28 minutos do programa que conta com a produção do repórter Bruno Loureuço, especialistas elencam uma série de ações de prevenção, como, por exemplo, a que tornou obrigatória a presença de airbags nos carros, para reduzir as mortes e lesões no trânsito; o tempo maior para travessia de pedestres nos semáforos; e o alargamento de calçadas para evitar pessoas circulando na rua. O Senado aprovou a obrigação, em lei, das calçadas permitirem a passagem segura de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta também descreve o tipo de material e a metragem adequada para a construção e reforma das calçadas. O relator da proposta, senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, destacou que a lei reforça as normas que já existem sobre o tema.

Uma outra iniciativa do Senado prevê a inclusão de bicicletas compartilhadas e ciclovias nos planos de mobilidade urbana. O senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, destacou que esse meio de transporte tem um papel importante na solução dos problemas de mobilidade urbana.

22/09/2017, 14h14 - ATUALIZADO EM 22/09/2017, 14h15
Duração de áudio: 27:51
Fábio Arantes / Secom
27:51Sinal Verde para a Mobilidade
1ª parte
15:23
2ª parte
12:28
Ao vivo
00:0000:00