Senadores pedem investigação do acidente que matou o ministro do STF às vésperas da homologação de delações premiadas — Rádio Senado
Lava Jato

Senadores pedem investigação do acidente que matou o ministro do STF às vésperas da homologação de delações premiadas

Senadores cobram investigações sobre as causas do acidente que matou o ministro Teori Zavaski, do Supremo Tribunal Federal. O ministro já havia homologado 24 delações premiadas da operação Lava Jato e analisaria, nos próximos dias, os depoimentos de 77 executivos e ex-executivos da Odebretch. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defende uma apuração "séria e transparente". O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou nas redes sociais que vai pedir a instalação de uma comissão especial para investigar as causas da tragédia.

20/01/2017, 09h27 - ATUALIZADO EM 20/01/2017, 14h18
Duração de áudio: 01:41
Moreira Mariz/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES PEDEM INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTE QUE MATOU O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL TEORI ZAVASCKI ÀS VÉSPERAS DA HOMOLAGAÇÃO DE DELAÇÕES PREMIADAS DA LAVA JATO. LOC: ANÁLISE DA OPERAÇÃO PODE FICAR SUSPENSA NO STF ATÉ A INDICAÇÃO DE UM NOVO MINISTRO OU SER REDISTRIBUÍDA. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. TEC: A condução dos inquéritos da Operação Lava Jato ficará suspensa até que um novo ministro do Supremo Tribunal Federal seja indicado pelo presidente Michel Temer. Ele precisará ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e depois ter seu nome aprovado pelo plenário da Casa. O último caso de um ministro do STF que morreu no exercício do cargo ocorreu em 2009. Carlos Alberto Menezes Direito levou aproximadamente 45 dias para ser substituído. Já entre a aposentadoria de Joaquim Barbosa e a posse de Edson Fachin houve um intervalo de onze meses. O Regimento Interno do Supremo também prevê que a presidente Cármen Lúcia redistribua processos urgentes para outro ministro. No Senado, parlamentares cobram investigações sobre as causas do acidente. Zavaski já havia homologado 24 delações premiadas da operação Lava Jato e analisaria, nos próximos dias, os depoimentos de 77 executivos e ex-executivos da Odebretch. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B, do Amazonas, defende uma apuração séria e transparente. (Vanessa) “Uma fatalidade em um momento tão delicado. Principalmente quando a própria família já relatava situações de ameaças que a família vinha sofrendo. Exatamente o ministro que é relator da Lava Jato é algo que vai suscitar um profundo debate no país.” (REP) O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, informou nas redes sociais que vai pedir a instalação de uma comissão especial para investigar as causas da tragédia. O Ministério Público Federal em Angra dos Reis e a Polícia Federal já instauraram um inquérito sobre o assunto.

Ao vivo
00:0000:00