Senado vai homenagear no dia 6 de março os 50 anos da Zona Franca de Manaus — Rádio Senado
Sessão Especial

Senado vai homenagear no dia 6 de março os 50 anos da Zona Franca de Manaus

O Senado vai homenagear no dia 6 de março os 50 anos da Zona Franca de Manaus. Para os senadores, o polo industrial gera emprego, renda e ajuda a preservar a floresta amazônica.

Segundo o autor do requerimento para homenagear a Suframa, senador Eduardo Braga (PMDB – AM), se o Amazonas é hoje o estado da floresta amazônica mais preservado do ponto de vista florestal, da biodiversidade, deve-se ao projeto da zona franca de Manaus. A atuação da Zona Franca de Manaus é tema de debates e projetos no Senado Federal.

Neste momento, está em análise no Congresso uma medida provisória (MPV 757/2016) que cria duas taxas para reforçar os cofres da Suframa. Uma mudança na Constituição promulgada pelo Congresso Nacional (PEC 20/2014 - EMC 83/2014) prorrogou por cinquenta anos os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e estendeu o prazo de vigência até 2073.

24/02/2017, 13h08 - ATUALIZADO EM 24/02/2017, 15h05
Duração de áudio: 02:26
MANAUS, 05/08/154
POLO INDUSTRIAL DE MANAUS.
FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM
ROBERVALDO ROCHA / CMM

Transcrição
LOC: O SENADO VAI HOMENAGEAR NO DIA 6 DE MARÇO OS 50 ANOS DA ZONA FRANCA DE MANAUS. LOC: PARA OS SENADORES, O POLO INDUSTRIAL GERA EMPREGO, RENDA E AJUDA A PRESERVAR A FLORESTA AMAZÔNICA. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 e mantida pela Constituição de 1988. O Polo Industrial de Manaus, administrado pela Suframa, registrou um faturamento de 75 bilhões em 2016 e fechou o ano com mais de 85 mil trabalhadores empregados. Entre os principais produtos fabricados nas mais de 600 empresas instaladas estão televisores, telefones, celulares, ar-condicionado, motos e computadores. A atuação da Zona Franca de Manaus é tema de debates e projetos no Senado Federal. Neste momento, está em análise no Congresso uma medida provisória que cria duas taxas para reforçar os cofres da Suframa. Uma mudança na Constituição promulgada pelo Congresso Nacional prorrogou por cinquenta anos os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e estendeu o prazo de vigência até 2073. Pelas regras antigas, o benefício estaria garantido até 2023. O autor do pedido para homenagear a Suframa, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, destacou a importância da Zona Franca no desenvolvimento sustentável da região Amazônica (Braga) “Ela tem uma importância econômica, social e ambiental, porque, se o Amazonas é hoje o estado da floresta amazônica mais preservado do ponto de vista florestal, da biodiversidade, deve-se ao projeto da zona franca de Manaus (Cardim) A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, também argumentou que além dos benefícios econômicos, o fortalecimento da Zona Franca ajuda a preservar o meio ambiente. (Vanessa Grazziotin) Uma questão que hoje é uma das nossas maiores bandeiras e um de nossos maiores esteios, que é a preservação da floresta amazônica. A importância que a Zona Franca tem para o Brasil e para as mudanças climáticas em escala mundial. (Cardim) A sessão de homenagem aos 50 anos da Suframa está marcada para o dia 6 de março. Da Rádio Senado, George Cardim. MP 757/2016 PEC 20/2014 - EMC 83/2014

Ao vivo
00:0000:00