Senado vai debater possibilidade da transposição do Rio Tocantins para o Nordeste — Rádio Senado
CDR

Senado vai debater possibilidade da transposição do Rio Tocantins para o Nordeste

O Senado vai discutir a possibilidade de transposição do Rio Tocantins para o Nordeste. O requerimento do senador Elmano Férrer (PMDB – PI) para a audiência pública foi aprovado nesta quarta-feira (13) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR). O Senador Elmano defende um amplo estudo de viabilidade da obra. A comissão também aprovou outro requerimento de audiência pública para discutir as consequências regionais das privatizações propostas pelo governo federal. Segundo a senadora Lídice da Mata (PSB – BA), a privatização da Eletrobras trará maior impacto para o país.

13/09/2017, 13h42 - ATUALIZADO EM 13/09/2017, 14h12
Duração de áudio: 02:22
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião com 6 itens. Na pauta, o PLC 147/2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias.

Bancada:
senadora Regina Sousa (PT-PI); 
senadora Ângela Portela (PDT-RR);
senador Elmano Férrer (PMDB-PI).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO VAI DISCUTIR A POSSIBILIDADE DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO TOCANTINS PARA O NORDESTE. LOC: O PEDIDO PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Durante a sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, alguns senadores chegaram a afirmar que o rio São Francisco está morrendo. A vazão do reservatório de Sobradinho, por exemplo, que ajuda a regular o rio, caiu mais da metade entre 2013 e 2017. Hoje o lago tem pouco mais de 8% da capacidade de armazenamento A comissão aprovou um requerimento do senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, para discutir a possibilidade de transposição de águas do rio Tocantins para o Nordeste. Ele defendeu a elaboração de um amplo planejamento de viabilidade. (Elmano Férre. Entraria a viabilidade técnica, a viabilidade econômica e sobretudo ambiental da possibilidade da transposição das águas do Tocantins. E com isso nós integraríamos (...) aquela bacia amazônica (...) a bacias secas, rios temporários que nós temos no Nordeste. (Repórter) A comissão também aprovou outro requerimento de audiência pública para discutir as consequências regionais das privatizações propostas pelo governo federal. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, afirmou que a privatização da Eletrobras é uma das que trará maior impacto para o país. (Lídice da Mata) Essa decisão, sem dúvida alguma, impactará todas (...) as empresas de energia coligadas à Eletrobras, que dão sustentação ao fornecimento de energia elétrica ao país inteiro. (Repórter) A senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, também teme que a privatização da Eletrobras crie prejuízos sobretudo para comunidades mais pobres. (Regina Sousa) O setor privado, quem comprar, só vai se preocupar com o lucro. Não vai levar energia para gente pobre. Então é preciso que a gente debata como fica essa situação das pessoas mais pobres no caso de privatizar a Eletrobras. (Repórter) Outro requerimento aprovado pela comissão foi de audiência pública para discutir o fechamento de 1.300 agências de Bancos Postais dos Correios em todo o Brasil. Da Rádio Senado, Floriano Filho. RDR 40/2017, RDR 38/2017, RDR 43/2017

Ao vivo
00:0000:00