Senado devolve mandato de oito senadores cassados na Ditadura Militar — Rádio Senado

Senado devolve mandato de oito senadores cassados na Ditadura Militar

LOC: O SENADO DEVOLVEU, SIMBOLICAMENTE, O MANDATO DE OITO SENADORES, CASSADOS DURANTE A DITADURA MILITAR.
 
LOC: A HOMENAGEM FOI PEDIDA PELO PRESIDENTE DA CASA, SENADOR JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

TEC: (AI-5): no interesse de preservar a revolução, o presidente da República, ouvindo o Conselho de Segurança Nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de dez anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.

(Repórter) No dia 13 de dezembro de 1968, os brasileiros foram informados que o regime militar havia decretado o quinto ato institucional, que previa entre outros pontos a possibilidade de cassação de parlamentares. Em razão do AI-5, sete senadores foram cassados. O oitavo senador a perder o mandato, o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, então senador por Goiás, foi cassado em junho de 1964. Às vésperas, JK ocupou a tribuna do Plenário do Senado.
 
(Juscelino Kubitschek) Ferem o nosso país, humilhando na minha pessoa a nossa civilização, degradando-nos no conceito das demais nações livres e fazendo da revolução algo que merecerá o repúdio de todos os democratas do mundo.

(Repórter) Ao devolver os mandatos e os diplomas aos oito senadores cassados, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, disse que justiça está sendo feita.
 
(José Sarney) eu quero chama-los para que eles ocupem seus lugares no plenário desta Casa. Venha, entre na Casa. Sente-se. Presidente e senador Juscelino Kubitschek e seja bem vindo. Senador Aarão Steinbruch, bem vindo. Senador Arthur Virgílio Filho, bem vindo. Senador João Abraão, bem vindo. Senador Marcelo Alencar, bem vindo. Senador Mário Martins, bem vindo. Senador Pedro Ludovico, bem vindo. Senador Wilson Campos, bem vindo. Vossas excelências estão entre nós.
 
(Repórter) Em nome dos oito senadores que receberam de volta os seus mandatos, a filha de Juscelino Kubitschek, Maristela Kubitschek, agradeceu ao Senado.
 
(Maristela Kubitschek) Tenho certeza que papai teria falado muito melhor do que eu, porque eu nunca falei aqui nesta tribuna. Não sou senadora, mas estou falando com meu coração. E o coração está emocionado, mas muito feliz. 

(Repórter) Assim como aconteceu no Senado, a Câmara dos Deputados também devolveu, simbolicamente, os mandatos dos 173 deputados federais cassados durante a Ditadura Militar.
20/12/2012, 03h56 - ATUALIZADO EM 20/12/2012, 03h56
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00