Senado debate importância de cuidados à criança na primeira infância — Rádio Senado

Senado debate importância de cuidados à criança na primeira infância

LOC: O CUIDADO COM A PRIMEIRA INFÂNCIA É DESTAQUE NO SENADO FEDERAL NESTA SEMANA.  

LOC: O TEMA PRINCIPAL, NESSE ANO, É A CONSTRUÇÃO DA RESILIÊNCIA. ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO NA REPORTAGEM DE NILO BAIRROS:  

(Repórter) A criança que é bem cuidada na primeira infância, ou seja, do nascimento aos seis anos, dificilmente vai agir com violência na idade adulta. Com base nessa conclusão científica, os organizadores da sexta “Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz” querem sensibilizar a população e o Poder público para as ações de proteção às crianças nessa faixa etária. E o tema escolhido para esse ano é o da Resiliência, que é a capacidade de superar traumas ou situações adversas. E para falar sobre o assunto, o Senado e a Embaixada da França trouxeram para o evento o professor Boris Cyrulnik, considerado o maior especialista em resiliência, além das professoras Sophie Kern e Jaqueline Wendland. Outra embaixada, a da Espanha, apoiou a vinda dos criadores da companhia La Casa Incierta, pioneiros na produção de arte dedicada a bebês. Tudo para debater com autoridades e educadores brasileiros a necessidade de prevenir a violência por meio de medidas adotadas na primeira infância. A coordenadora do evento, Lislie Lucena, destaca um trabalho científico feito na Romênia com crianças órfãs para exemplificar a importância dessas ações preventivas: 

(Lislie Lucena) Comparando com as crianças que tinham uma vida junto à família foi comprovado que as crianças que estavam nesse antigo orfanato tinham um buraco negro no cérebro, que é exatamente a falta de um vínculo afetivo. Então essas crianças vão se desenvolver com problema no futuro, crianças agressivas. Por isso é que falamos da prevenção da violência. 

(Repórter) Lislie Lucena lembra que no Rio Grande do Sul já existe uma iniciativa do governo para dar atenção especial à primeira infância, e ela espera que, a partir dos debates e troca de experiências, haja uma expansão desse tipo de programa para todo o país. A lei que instituiu essa semana no calendário nacional, desde 2008, partiu do senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho.

LOC: E VOCÊ QUE NÃO MORA EM BRASÍLIA PODE ACOMPANHAR OS DEBATES DA SEXTA “SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA E CULTURA DA PAZ” POR MEIO DA PÁGINA DO SENADO NA INTERNET: SENADO.LEG.BR.
18/11/2013, 06h29 - ATUALIZADO EM 18/11/2013, 06h29
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00