Senado abre Semana de Valorização da Primeira Infância — Rádio Senado

Senado abre Semana de Valorização da Primeira Infância

LOC: A ABERTURA DA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA ACONTECEU NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, NO AUDITÓRIO PETRÔNIO PORTELA.  

LOC: COM O TEMA "NEUROCIÊNCIAS E AS AÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO", ESTA SÉTIMA EDIÇÃO CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS BRASILEIROS E FRANCESES. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O objetivo da Semana de Valorização da Primeira Infância é discutir a importância da fase que vai do nascimento aos seis anos de idade para o desenvolvimento e a integração social das pessoas ao longo de toda a vida. O coordenador do Plano Nacional pela Primeira Infância, Vital Didonet, destacou o impacto positivo da jornada para a sociedade e, em particular, para o Parlamento brasileiro. 

(Vital Didonet) A tendência é que a gente pense economia, reforma política... E não enxerga os anos iniciais da vida como aqueles mais decisivos e mais fundamentais para a formação da personalidade humana, para a constituição do sujeito, para a formação do cidadão. Esse espaço está sendo propício pra chegarmos a essa compreensão de que a primeira infância é um dos grandes temas nacionais. 

(REPÓRTER) O senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, participou da solenidade de abertura e lembrou que o Brasil tem hoje 500 mil pessoas que cumprem pena em presídios. Ele lamentou que a maioria desses adultos tenha sofrido maus tratos na primeira infância. Na opinião de Crivella, cuidar da primeira infância é essencial para quebrar o ciclo de violência na sociedade brasileira. 

(Marcelo Crivela) Portanto é fundamental que a se a gente quer uma futura geração no Brasil que não cometa crime e que não reincida, tenhamos um cuidado especial para com a primeira infância onde todos sabemos que desde o útero da mãe vai se formando a personalidade, e o caráter, a intuição do cidadão. 

(REPÓRTER) A Semana de Valorização da Primeira Infância segue até o dia 28 de novembro, com atividades em Brasília e no Rio de Janeiro. Entre os convidados estão a neurocientista e bióloga brasileira Suzana Herculano Houzel e a psiquiatra infantil francesa Françoise Molenat. A participação é gratuita e para mais informações basta acessar www.senado.leg.br.
25/11/2014, 00h03 - ATUALIZADO EM 25/11/2014, 00h03
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00