Renan Calheiros diz que Cármen Lúcia é exemplo de caráter para o povo brasileiro — Rádio Senado

Renan Calheiros diz que Cármen Lúcia é exemplo de caráter para o povo brasileiro

O presidente do Senado, Renan Calheiros, rendeu homenagens à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, após uma troca de declarações entre eles em consequência da Operação Métis da Polícia Federal, que apura denúncia de que a Polícia Legislativa do Senado teria agido para atrapalhar investigações da Operação Lava Jato. Após o encontro dos dois nesta sexta-feira (28), em uma reunião com o presidente Michel Temer sobre segurança pública, Renan destacou o caráter da presidente do STF e afirmou que ela é exemplo para o povo brasileiro. Ao final do encontro, Temer declarou que os três poderes manterão a convivência harmônica. Ouça a reportagem de Hérica Christian.

28/10/2016, 18h04 - ATUALIZADO EM 31/10/2016, 09h46
Duração de áudio: 02:04
Sessão solene de posse da ministra Cármen Lúcia na presidência e do ministro Dias Toffoli na vice-Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Participam:
presidente do Senado Federal senador Renan Calheiros (PMDB-AL);
ministra Cármen Lúcia;
presidente República Michel Temer.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira

Transcrição
LOC: PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE A PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É UM EXEMPLO DE CARÁTER PARA O POVO BRASILEIRO. LOC: PRESIDENTE MICHEL TEMER DESTACA HARMONIA ENTRE OS PODERES APÓS REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (Hérica): O presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, rendeu homenagens à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, após uma troca de declarações entre eles em consequência da Operação Métis da Polícia Federal, que apura denúncia de que a Polícia do Senado agiria para atrapalhar a Lava Jato. Ao explicar que são rotineiras e estão dentro da lei as varreduras feitas por policiais legislativos nas residências de senadores contra grampos, Renan Calheiros alegou que qualquer investigação relacionada ao Senado ou a parlamentares precisa de autorização do Supremo devido ao foro privilegiado. Tanto que o ministro Teori Zavascki suspendeu a Operação Métis até uma palavra final do Plenário da Corte. Na ocasião da prisão de quatro policiais já soltos, Renan Calheiros criticou o juiz Vallisney Oliveira. Em resposta, Cármen Lúcia pediu respeito ao Judiciário e disse que uma ofensa a qualquer magistrado é uma ofensa a ela. Mas após o encontro dos dois, Renan Calheiros destacou o caráter da presidente do Supremo Tribunal Federal. (Renan) Aproveitei a oportunidade para dizer que tenho muito orgulho e um orgulho que levarei para a minha vida de ser presidente do Congresso Nacional no exato momento em que a ministra Cármen Lúcia é presidente do Supremo Tribunal Federal. Ela é, sem dúvida nenhuma ,o exemplo do caráter que precisamos e que identifica o povo brasileiro. REP: O presidente Michel Temer, que manifestou apoio à reclamação de Renan Calheiros quanto à competência do Supremo e não da Justiça de primeira instância para autorizar investigação relacionada a senadores, declarou que os três Poderes manterão a convivência harmônica. (Temer) O clima de harmonia absoluta e de responsabilidade. Todos nós, aliás, voltados para esse tema que preocupa o Estado brasileiro. REP: Renan Calheiros e Cármen Lúcia participaram de uma reunião sobre segurança pública com Michel Temer no Palácio do Itamaraty. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00