Pesquisa da OMS revela que depressão afeta mais de 11 milhões de pessoas no Brasil — Rádio Senado
Saúde

Pesquisa da OMS revela que depressão afeta mais de 11 milhões de pessoas no Brasil

Mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com depressão, o que torna o Brasil o país com o maior número de casos na América Latina e o 5º no mundo. É o que aponta estudo da Organização Mundial da saúde divulgado na quarta-feira, dia 23 de fevereiro.

Apesar de haver tratamento, em razão do estigma que possui a doença ou por falta de profissionais capacitados, a maior parte das pessoas não busca ajuda médica.

Segundo o senador Waldemir Moka (PMDB – MS)l, que é médico, muitas vezes, pessoas com depressão sofrem preconceito.

24/02/2017, 12h58 - ATUALIZADO EM 24/02/2017, 15h06
Duração de áudio: 02:12
saude.sp.gov.br

Transcrição
LOC: MAIS DE ONZE MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM COM DEPRESSÃO, O QUE TORNA O BRASIL O PAÍS COM O MAIOR NÚMERO DE CASOS NA AMÉRICA LATINA E O QUINTO NO MUNDO. LOC: É O QUE APONTA ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE DIVULGADO NA QUARTA-FEIRA, DIA 23 DE FEVEREIRO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES. TÉC.: O estudo da OMS, a Organização Mundial da Saúde, utiliza dados de 2015. De acordo com o levantamento, quase seis por cento da população brasileira sofrem de depressão. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo como o país com mais casos, atrás dos Estados Unidos, Ucrânia, Austrália e Estônia. E ainda segundo a OMS, o número de pessoas que convivem com a depressão vem aumentando no mundo: De 2005 a 2015 cresceu mais dezoito por cento – são cerca de 322 milhões de pessoas de todas as idades que sofrem do problema. Apesar de haver tratamento, em razão do estigma que possui a doença ou por falta de profissionais capacitados, a maior parte das pessoas não busca ajuda médica. O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, que é médico, ressaltou que, muitas vezes, pessoas com depressão sofrem preconceito. (MOKA) Considero uma doença grave. No início da doença a pessoa passa tipo uma discriminação. Achando-se que ela é indolente, não quer fazer as coisas. Até que se estabelece um diagnóstico mesmo. Não é raro casos em que a pessoa, movida por impulso, pode chegar ao ato extremo do suicídio”. (Rep): E a OMS, no estudo, confirmou que a depressão é o principal motivo de incapacidade para o trabalho e pode levar ao suicídio. Em 2015, 788 mil pessoas no mundo cometeram o ato extremo. Naquele ano, o suicídio foi uma das 20 maiores causas de morte no mundo, chegando a ser a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos. Pela gravidade da doença, a OMS elegeu a depressão como tema de destaque para ser discutido no Dia Mundial da Saúde, celebrado no próximo dia sete de abril.

Ao vivo
00:0000:00