Empresas de água e esgoto poderão ter que informar condições dos reservatórios e consumo de água — Rádio Senado
Projeto

Empresas de água e esgoto poderão ter que informar condições dos reservatórios e consumo de água

As empresas de água e saneamento básico deverão informar dia a dia a condição dos reservatórios e consumo de água na sua área de atuação. A ideia é aumentar a transparência para os consumidores.

Segundo a senadora Lidice da Mata (PSB – BA), autora de uma proposta com esse objetivo (PLS 66/2017) em análise na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA), em posse dessas informações, o consumidor poderá até utilizar a água de maneira mais consciente. Projeto. A reportagem é de Ana Beatriz Santos, da Rádio Senado.

27/03/2017, 13h53 - ATUALIZADO EM 27/03/2017, 15h35
Duração de áudio: 01:33
Edílson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS EMPRESAS DE ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO DEVERÃO INFORMAR DIA A DIA A CONDIÇÃO DOS RESERVATÓRIOS E CONSUMO DE ÁGUA NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO. LOC: A IDEIA É AUMENTAR A TRANSPARÊNCIA PARA OS CONSUMIDORES. PROJETO COM ESSE OBJETIVO ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: (Repórter) A Comissão de Meio Ambiente discute um projeto que obriga as companhias de água a prestar informações pela internet sobre o consumo, planos de expansão da rede e condições dos reservatórios aos consumidores. A intenção é aumentar a transparência na atuação das empresas e permitir o controle do serviço prestado. A senadora Lidice da Mata, do PSB da Bahia, autora da proposta, destacou que, em posse dessas informações, o consumidor poderá até utilizar a água de maneira mais consciente: (Lídice da Mata) “Dar informações constantes e atualizadas aos consumidores sobre os volumes disponíveis nos reservatórios, projeções de consumo, planos de expansão e cronogramas de obras em andamento, entre outras. Uma população informada fica mais consciente da situação hídrica do País e pode contribuir mais.” (Repórter) A senadora lembrou que em momentos de crise as companhias só se preocupam em comunicar a população sobre o racionamento ou aumento de tarifas quando a situação é irreversível. Dessa maneira, os consumidores ficam sem condições de avaliar o trabalho da companhia de abastecimento ou mesmo sem opções para poupar água ou conferir se possíveis reajustes estão sendo feitos com correção. O projeto foi apresentando no dia 22 de março data em que se comemora o Dia Mundial da Água e está em análise na Comissão de Meio Ambiente, onde aguarda a designação de relator.

Ao vivo
00:0000:00