CPI dos Maus Tratos debate papel dos pais e educadores no uso seguro da internet por crianças e adolescentes — Rádio Senado
CPI

CPI dos Maus Tratos debate papel dos pais e educadores no uso seguro da internet por crianças e adolescentes

A orientação dos pais e educadores é fundamental para assegurar o uso seguro da internet por crianças e adolescentes. A avaliação foi feita por especialistas e senadores nesta quinta-feira (17) em audiência pública naCPI dos Maus Tratos.


17/08/2017, 13h04 - ATUALIZADO EM 17/08/2017, 13h33
Duração de áudio: 02:31
CPI dos Maus-tratos (CPIMT) realiza audiência pública interativa para ouvir representantes da SaferNet, do Comitê Gestor da Internet e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança. 

Mesa: 
assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde do Adolescente e Jovem do Ministério da Saúde, Gracielly Alves Delgado; 
relator da CPIMT, senador José Medeiros (PSD-MT); 
presidente da CPIMT, senador Magno Malta (PR-ES); 
presidente da SaferNet, Thiago Tavares; 
representante do Comitê Gestor da Internet, Fábio Novaes de Senne 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A ORIENTAÇÃO DOS PAIS E EDUCADORES É FUNDAMENTAL PARA ASSEGURAR O USO SEGURO DA INTERNET POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES. LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA POR ESPECIALISTAS E SENADORES NESTA QUINTA-FEIRA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CPI DOS MAUS TRATOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A representante do Ministério da Saúde, Gracielly Delgado, reconheceu avanços nos últimos anos na prevenção, proteção e atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violências físicas, sexuais e psicológicas. Entre outros pontos, ela destacou a notificação obrigatória feita por profissionais de saúde e professores de casos de maus tratos ou crimes contra a dignidade sexual dos jovens. Também ressaltou o atendimento imediato em hospitais públicos para impedir a gravidez e DSTs em vítimas de estupros. No entanto, Gracielly Delgado lamentou que as crianças e adolescentes sejam as maiores vítimas de abuso sexual, cometidos principalmente por familiares e pessoas próximas. (Gracielly Delgado) “A violência sexual ela é um fato que ocorre com as nossas crianças e adolescentes, inclusive ela é maior do que a população geral e ela ocorre em espaços que geralmente a gente acha que são espaços protetivos, que é a residência, é a escola” (Repórter) O presidente da Safernet, Thiago Tavares, explicou que a ONG defende e promove os direitos humanos e já recebeu mais de 3 milhões e seiscentas mil denúncias de crimes na internet no Brasil. Entre eles, pornografia infantil, vazamento de fotos íntimas e apologia ao suicídio. Thiago também registrou avanços na legislação após a CPI da Pedofilia e recomendou a orientação dos pais e educadores para assegurar o uso seguro da internet por crianças e adolescentes. (Thiago Tavares) “A gente acredita que a educação é central nas estratégias de prevenção dos ilícitos na rede” (Repórter) O relator da CPI, senador José Medeiros, do PSD de Mato Grosso, destacou a importância da educação e vigilância dentro de casa. (José Medeiros) “Grande parte da solução destes problemas passa pelo envolvimento direto dos pais ou responsáveis, seja educando as crianças e adolescentes sobre o bom e mau uso da tecnologia de informação.” (Repórter) A CPI dos maus tratos também deve discutir a criação de mecanismos de proteção às crianças e adolescentes nas redes sociais com representantes do Facebook, Twitter e Youtube.

Ao vivo
00:0000:00