Comissão vai questionar Rio 2016 sobre demora no reembolso de ingressos das Olimpíadas — Rádio Senado
Defesa do Consumidor

Comissão vai questionar Rio 2016 sobre demora no reembolso de ingressos das Olimpíadas

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vai questionar o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 sobre a demora no reembolso de ingressos revendidos por meio do site oficial do evento. O anúncio foi feito pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que cobrou transparência nas contas da Rio 2016. Dois meses após o final dos jogos, cerca de 140 mil torcedores reclamam que não receberam o dinheiro das entradas revendidas dentro da política estabelecida pela organização dos jogos. Acompanhe os detalhes na reportagem de George Cardim.

26/10/2016, 16h06 - ATUALIZADO EM 26/10/2016, 16h44
Duração de áudio: 02:47
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Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO VAI QUESTIONAR A RIO 2016 SOBRE A DEMORA NO REEMBOLSO DE INGRESSOS DAS OLIMPÍADAS. LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO PELO SENADOR ATAÍDES OLIVEIRA, DO PSDB DE TOCANTINS, QUE COBROU TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS DA ORGANIZAÇÃO. DOIS MESES DEPOIS DO FIM DOS JOGOS, MILHARES DE TORCEDORES RECLAMAM QUE NÃO RECEBERAM O DINHEIRO DAS ENTRADAS REVENDIDAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A mensagem gravada da central de relacionamento dos jogos Rio 2016 faz um balanço positivo das olimpíadas. (Mensagem) “Mostramos para o mundo o valor da diversidade e o poder transformador do esporte. Os jogos 2016 chegaram ao fim, mas os valores olímpicos e paralímpicos ficarão para sempre”. (Repórter) O canal de atendimento já tinha saído do ar mas voltou a funcionar depois de uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, nos Procons e nos sites de defesa dos direitos do consumidor. Dois meses após o fim das olimpíadas, cerca de 140 mil torcedores que revenderam os ingressos dentro da política estabelecida pelo site oficial da Rio 2016 não tinham recebido o dinheiro. E o atendente Gabriel, da central de relacionamento, confirma que não há prazo para o reembolso (Atendente Gabriel) “Infelizmente o Comitê não passou um prazo para realizar o reembolso. A única informação que a gente tem, que a gente tem deles, é que você acompanhe a sua conta corrente sempre, entendeu. Eles não passaram nenhum prazo pra gente” (Repórter) O servidor público Maurício Ribeiro acreditou desde o início no sucesso das Olímpiadas e comprou várias entradas para seus esportes favoritos, entre elas a cobiçada final do futebol masculino. Por causa de uma cirurgia, ele revendeu seus ingressos pelo site da Rio 2016 e está decepcionado com a falta de respeito ao consumidor (Repórter) “Até hoje, quase em novembro, eu não recebi. Na verdade minha frustração é em dobro. Primeiro porque eu não pude ir aos jogos e segundo porque a gente acreditou. A política do site era bastante clara mas ao não receber este reembolso eu começo a duvidar disso” (Repórter) O senador Ataídes Oliveira, que participa da Comissão de Acompanhamento das Olimpíadas e é vice-presidente da Comissão de defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle criticou a falta de transparência da organização. O senador do PSDB de Tocantins anunciou que vai solicitar informações sobre o problema ao Comitê Organizador. (Ataídes Oliveira) “Falta transparência. Quanto a estes 130 mil, 140 mil ingressos devolvidos por estes clientes que compraram e há mais de 60 dias não receberam seu dinheiro de volta, a sua restituição, isto é um crime, está errado do COI e nós vamos fazer um expediente a eles” (Repórter) A Rio 2016 arrecadou mais de um bilhão e duzentos milhões de reais apenas com a venda de ingressos.

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