Comissão de Mudanças Climáticas debate produção e uso de bioquerosene para aviação
Transcrição
LOC: A PRODUÇÃO E O USO DE BIOQUEROSENE PARA A AVIAÇÃO FORAM DEBATIDOS NA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
LOC: A IDEIA É DEFENDIDA POR PESQUISADORES DA EMBRAPA E EMPRESÁRIOS AGRÍCOLAS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.
TÉC: Com o tema Bioquerosene e as Mudanças Climáticas, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas ouviu pesquisadores e agro empresários que defenderam o uso do bioquerosene para a aviação. Tendo emitido mais de 19 milhões de toneladas de CO2 em 2015, a aviação brasileira poderá reduzir 4 milhões de toneladas de CO2 em 2020 caso incorpore a utilização do bioquerosene. A proposta mereceu apoio do relator da Comissão de Mudanças Climáticas, senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco. O senador lembrou que – entretanto – há controvérsias sobre o uso do biocombustível:
(BEZERRA): E essa coisa não destrava no Mercado Comum Europeu pela forte posição alemã, que entende que o biocombustível termina concorrendo com o fornecimento de alimentos para a população o mundo, mas não tem tecnologia, pelo menos para os próximos 50 anos, que possa ter avião elétrico. Tudo leva a crer que esse é o grande mercado que se abre para um país que tem a biodiversidade apontada pela Embrapa.
(PENNA): O pesquisador da Embrapa Bruno Galveas Laviola mostrou que a redução do custo dos combustíveis tem grande efeito barateador nos custos da aviação:
(BRUNO): Outra questão importante é a questão do custo de produção da matéria prima e a implicação deste no custo de produção do bioquerosene. Cerca de 38% do custo da operação aérea está relacionado ao bioquerosene... do querosene, isso!
(PENNA): Para a produção de bioquerosene estão sendo realizadas pesquisas pela Embrapa com soja, palma, macaúba, babaçu e canola, principalmente. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.