Começou nesta quinta-feira o 1º Congresso do Futuro, inspirado em evento anual realizado pelo Congresso Chileno — Rádio Senado
Senado do Futuro

Começou nesta quinta-feira o 1º Congresso do Futuro, inspirado em evento anual realizado pelo Congresso Chileno

Começou nesta quinta-feira (8) o 1º Congresso do Futuro, inspirado em evento anual realizado pelo Congresso Chileno. A iniciativa da Comissão Senado do Futuro (CSF) conta com a presença de professores, cientistas de universidades nacionais e internacionais, executivos e comunicadores.

A programação, que encerra-se nesta sexta-feira (9), inclui debates sobre sustentabilidade na América Latina, segurança alimentar e políticas públicas para a saúde. Também será lançado o livro "Mediterrâneos invisíveis: os muros que excluem pobres e aprisionam ricos", de autoria do senador Cristovam Buarque (PPS–DF). A obra, segundo o senador, trata de um dos grandes problemas do futuro, a migração.

08/12/2016, 12h06 - ATUALIZADO EM 08/12/2016, 13h14
Duração de áudio: 01:43
Plenário do Senado Federal durante solenidade de abertura do Congresso do Futuro: Democracia, Comunicação e Progresso no mundo digital e sustentável. 

Mesa: 
professora de Relações Internacionais na The New School, em Nova York, Sakiko Fukuda-Parr; 
professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rousiley Celi Moreira Maia; 
presidente da Comissão Senado do Futuro (CSF), senador Wellington Fagundes (PR-MT); 
presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; 
esposa do senador Wellington Fagundes (PR-MT), Mariene de Abreu Fagundes; 
vice-presidente da Comissão Senado do Futuro (CSF), senador Cristovam Buarque (PPS-DF) 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: COMEÇOU NESTA QUINTA-FEIRA O PRIMEIRO CONGRESSO DO FUTURO, INSPIRADO EM EVENTO ANUAL REALIZADO PELO CONGRESSO CHILENO. LOC: A INICIATIVA DA COMISSÃO SENADO DO FUTURO, QUE VAI ATÉ SEXTA-FEIRA, CONTA COM A PRESENÇA DE PROFESSORES, CIENTISTAS DE UNIVERSIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS, EXECUTIVOS E COMUNICADORES. A REPORTAGEM É DE REBECA LIGABUE (LIGABÍ). TÉC: Com o tema “Democracia, comunicação e progresso no mundo digital e sustentável”, o evento debate de que forma o Senado pode contribuir para melhorar a qualidade de vida da população brasileira. A programação traz debates sobre sustentabilidade na América Latina, e ainda segurança alimentar e políticas públicas para a saúde. Também será lançado o livro "Mediterrâneos invisíveis: os muros que excluem pobres e aprisionam ricos", de autoria do senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal. Cristovam conta que o livro trata de um dos grandes problemas do futuro, a migração. (Cristovam) É um livro sobre migração a partir de uma viagem que eu fiz na fronteira da Turquia com a Síria para conversar com os refugiados sírios. À medida que eu fui refletindo, eu vi que o livro não podia ser só sobre esses imigrantes, mas sim, sobre todos os emigrantes que querem sair da pobreza e entrar na riqueza. (REP) O evento também inclui seminários sobre educação, ciência e tecnologia. Presidente da Comissão Senado do Futuro, o senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, explica que a segunda parte do evento será focada em debates sobre o futuro da comunicação e a inclusão digital. (Wellington Fagundes) Entre os temas que estamos aqui discutindo, está principalmente a questão da democracia representativa, discutir de que melhor forma a informação tecnológica pode fazer a melhor participação da população na construção do processo democrático brasileiro. (REP). Durante todo o evento, acontece uma mostra interativa de inovações, promovida pela Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Ao vivo
00:0000:00