CI promove debate em Rondônia sobre duplicação e concessão da BR-364 — Rádio Senado
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CI promove debate em Rondônia sobre duplicação e concessão da BR-364

28/04/2017, 17h20 - ATUALIZADO EM 28/04/2017, 17h20
Duração de áudio: 02:11
Foto: Sérgio Vale/Secom

Transcrição
LOC: A DUPLICAÇÃO E A CONCESSÃO DA RODOVIA BR-364 GERARAM DEBATES EM RONDÔNIA ORGANIZADOS PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO NA SEXTA-FEIRA. LOC: OS PARTICIPANTES DEFENDERAM A NECESSIDADE DA RODOVIA, MAS LEMBRARAM QUE A QUESTÃO AMBIENTAL EXIGE CUIDADOS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TEC: A duplicação e a concessão da BR 364, em especial o trecho que cruza os estados de Rondônia e do Acre, foram debatidas em audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado, realizada em Porto Velho, Rondônia. A região era atendida inicialmente pela ferrovia Madeira-Mamoré, que foi desativada e gerou o uso excessivo da rodovia. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, vice-presidente da Comissão, explicou a situação: (GURGÁCZ): A BR que foi inaugurada em 1984 e até hoje ela sofreu apenas reparos. Da sua inauguração até a data de hoje, houve um aumento de carga, trânsito nessa rodovia, muito grande. E é onde nós temos hoje toda a produção agrícola, pecuária, produção de alimentos do nosso estado de Rondônia, transitando na BR 364, chegando até Porto Velho. (Repórter): O senador Waldir Raupp, do PMDB de Rondônia, defendeu a destinação imediata de recursos do orçamento para o projeto de recuperação e duplicação do trecho nortista da BR-364: (RAUPP): Está fazendo acho que é o mais acertado. É começar a colocar recursos no orçamento da União. Já está praticamente acertado uma emenda de 100 milhões de reais pra fazer projeto. Mas pediria se o DNIT pudesse adiantar. Porque uma emenda para o ano que vem vai demorar um pouco. Mas que ficasse consignado, ficasse assegurado esse recurso pro DNIT para o próximo ano e o DNIT já começasse a disponibilizar alguma coisa para esse ano. (Repórter): O diretor-executivo do DNIT, Halpher Mônico Rosa, explicou que há uma grande preocupação do órgão em garantir que as empresas contratadas para execução de obras tenham seguros para garantir seus contratos: (HALPHER): Nós temos seguros e garantias que a empresa contratada ela tem que apresentar no ato de assinatura de contrato. Esses seguros são executados. Essas garantias são executadas. Mas como muita coisa no Brasil, a gente tem uma burocracia para cumprir. (Repórter): A BR 364, além do trecho do Acre e de Rondônia, segue por Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e chega até Limeira, em São Paulo, com mais de 4 mil e 300 km de extensão.

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