CI e CAE debatem privatização da Eletrobras com ministro de Minas e Energia — Rádio Senado
Audiência pública

CI e CAE debatem privatização da Eletrobras com ministro de Minas e Energia

As comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE) discutiram a privatização da Eletrobras com o ministro de Minas e Energia, o deputado federal licenciado Fernando Coelho Filho. O ministro defendeu a privatização para dar mais eficiência ao Sistema Elétrico Brasileiro, mas ouviu críticas de senadores à venda da empresa. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM), lamentou a privatização da empresa que seria símbolo de orgulho dos brasileiros. Para Vanessa, o momento escolhido também não é favorável e o valor é irrisório face ao tamanho e o montante de investimentos na Eletrobras nos últimos anos.
26/09/2017, 12h57 - ATUALIZADO EM 26/09/2017, 13h25
Duração de áudio: 01:54
As Comisões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI) promovem audiência pública para tratar sobre a privatização da Eletrobras.

Mesa:
ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho;
presidente da CI, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS COMISSÕES DE INFRAESTRUTURA E DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DISCUTIRAM A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS COM O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, O DEPUTADO FEDERAL LICENCIADO FERNANDO COELHO FILHO. LOC: O MINISTRO DEFENDEU A PRIVATIZAÇÃO PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO, MAS OUVIU CRÍTICAS DE SENADORES À VENDA DA EMPRESA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, lamentou a privatização da empresa que seria símbolo de orgulho dos brasileiros. Para Vanessa, o momento escolhido também não é favorável e o valor é irrisório face ao tamanho e o montante de investimentos na Eletrobrás nos últimos anos. (Vanessa Grazziotin) O governo aproveitar esse momento de muita fragilidade do setor público para colocar à venda em olha e veja os senhores, falaram 20 a 30 bilhões de reais valor de mercado todos os técnicos e especialistas nosso somente os investimentos nos últimos tempos superam 370 bilhões de reais. (Repórter) O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, negou que a empresa será vendida por 20 ou 30 bilhões de reais. Mas defendeu a necessidade de uma gestão mais eficiente. Fernando Coelho Filho registrou que enquanto a Eletrobras acumulava prejuízos entre 2012 e 2015, as companhias privadas registravam lucro, mesmo com a estiagem no País, como lembrou a senadora Vanessa Grazziotin. (Fernando Coelho Filho) Acumulou prejuízo de 31 bilhões ao longo desse período (12, 13, 14, 15), 4 anos. (VANESSA): Mas teve estiagem. (MIINISTRO): Mas teve estiagem para as outras empresas de energia no Brasil, não teve estiagem para Eletrobras. Estiou pra Eletrobras estiou para CPFL, AAS, estiou pra EDP e elas conseguiram ter lucro. Então a estiagem ela aconteceu para todo mundo. (Repórter) O Ministro de Minas e Energia disse ainda que a privatização vai ser fundamental para garantir a segurança energética para os brasileiros. Fernando Coelho Filho afirmou que apenas 15% do aumento da capacidade instalada nos últimos 5 anos foi feito pela Eletrobrás. Os 85% restantes vieram de outros agentes, especialmente do setor privado.

Ao vivo
00:0000:00