CDR vai avaliar andamento das obras de revitalização do São Francisco — Rádio Senado
Desenvolvimento Regional

CDR vai avaliar andamento das obras de revitalização do São Francisco

Várias nascentes que abastecem o Rio São Francisco estão morrendo. Se não forem revitalizadas, o Brasil corre o risco de perder bilhões de reais investidos na Transposição.

Segundo o senador Otto Alencar (PSD – BA), mais da metade das nascentes na Bahia e em Minas Gerais que abastecem o São Francisco morreram e o rio vem perdendo força. O mar já entrou 15 km rio adentro. É a chamada “cunha salina”, que deixa a água fluvial salgada e imprópria para o consumo humano.

O andamento das obras físicas e sociais da Transposição e a revitalização do Rio São Francisco serão avaliados pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR).

22/03/2017, 13h18 - ATUALIZADO EM 22/03/2017, 13h26
Duração de áudio: 02:11
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: VÁRIAS NASCENTES QUE ABASTECEM O RIO SÃO FRANCISCO ESTÃO MORRENDO. SE NÃO FOREM REVITALIZADAS, O BRASIL CORRE O RISCO DE PERDER BILHÕES DE REAIS INVESTIDOS NA TRANSPOSIÇÃO. LOC: O ANDAMENTO DAS OBRAS FÍSICAS E SOCIAIS DA TRANSPOSIÇÃO E A REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO SERÃO AVALIADOS PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SENADO. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Os custos com as obras de transposição do Rio São Francisco já consumiram cerca de nove bilhões de reais. Mesmo assim, segundo a senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, várias obras físicas e sociais do projeto não foram nem iniciadas. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo aprovou um requerimento da senadora para debater o andamento das obras. Tanto as físicas, que incluem canais e reservatórios, quanto sociais, que atendem as comunidades atingidas pela transposição. Fátima Bezerra afirmou que ainda existe muito a fazer. (Fátima Bezerra) Como, por exemplo, a conclusão do eixo norte. Obra esta que está parada, que precisa ser retomada imediatamente. Porque sem ela as águas não vão chegar, por exemplo, ao nosso Rio Grande do Norte, no estado do Ceará, bem como em outra parte também da Paraíba. (Repórter) O senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, já havia alertado que mais da metade das nascentes na Bahia e em Minas Gerais que abastecem o São Francisco morreram e o rio vem perdendo força. O mar já entrou 15 km rio adentro. É a chamada “cunha salina”, que deixa a água fluvial salgada e imprópria para o consumo humano. (Otto). Para os estados receptores, Sergipe, que também pode receber essas águas, Alagoas, Paraíba, o Ceará, o Rio Grande do Norte, só vai valer se fizer a revitalização. (...). Porque, se não fizer a revitalização, em 2030 não vai chegar mais uma gota d’água na barragem de Sobradinho. E aí o dinheiro foi todo jogado fora. Para o senador Paulo Rocha, do PT do Pará, a revitalização também passa por obras básicas. (Paulo Rocha) Têm grandes cidades à beira do Rio São Francisco que têm problema inclusive de saneamento, de jogar esgoto no rio. (Repórter) Os senadores da comissão também aprovaram a realização de debates sobre as políticas de desenvolvimento regional e sobre a Amazônia. RDR 2/2017

Ao vivo
00:0000:00