Armando Monteiro lamenta situação da indústria naval e propõe ações para evitar fechamento de estaleiros em Pernambuco — Rádio Senado
Indústria

Armando Monteiro lamenta situação da indústria naval e propõe ações para evitar fechamento de estaleiros em Pernambuco

22/06/2017, 18h18 - ATUALIZADO EM 22/06/2017, 18h18
Duração de áudio: 01:41
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública interativa para avaliar a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional. 

Em pronunciamento, senador Armando Monteiro (PTB-PE).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADOR ARMANDO MONTEIRO LAMENTA A SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA NAVAL E PROPÕE AÇÕES PARA EVITAR O FECHAMENTO DE ESTALEIROS EM PERNAMBUCO. LOC: MAIS DE 50 MIL TRABALHADORES DO SETOR ESTÃO DESEMPREGADOS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. TÉC: O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, chamou a atenção, em Plenário, para a necessidade de revitalização da indústria naval. Só em Pernambuco, dois estaleiros estariam correndo risco de serem fechados, afetando cerca de 20 mil funcionários. O senador também avaliou que deverão ser desativados navios offshores, plataformas e petroleiros construídos para atender demandas da Petrobras. (ARMANDO) “Esse setor chegou a gerar 80 mil empregos diretos, estimulando e desenvolvendo uma enorme cadeia produtiva. Infelizmente, a queda do preço do petróleo e os efeitos da Operação Lava Jato sobre a Petrobras geraram uma espécie de tempestade perfeita, que resultou em uma sequência de cancelamentos das encomendas. ” (REP) Armando Monteiro defende medidas emergenciais para o setor, entre elas a fixação de metas de produtividade e uma política de conteúdo local, além da abertura do mercado de exportações. (ARMANDO) “É preciso fomentar a competitividade desse setor, inclusive para permitir que ele aumente as exportações, buscando novas áreas de atuação, com o aumento de participação e parcerias com investidores internacionais, que já demonstraram interesse em atuar no Brasil. ” (REP) Armando Monteiro também acredita serem urgentes ações como a renegociação das dívidas dos estaleiros e uma carteira mínima de encomendas. O senador argumenta que, caso as medidas não seja adotadas, corre-se o risco de sucateamento e extinção da indústria naval brasileira. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

Ao vivo
00:0000:00