Homenagem ao cantor e compositor Belchior — Rádio Senado
Escala Brasileira

Homenagem ao cantor e compositor Belchior

Homenagem ao cantor e compositor Belchior

A Rádio Senado reapresenta uma entrevista que o cantor e compositor Belchior, morto neste domingo, 30 de abril, concedeu ao jornalista Alcebíades Muniz, no programa Escala Brasileira. Na conversa, o artista fala sobre sua infância, no Ceará, e sobre o mito de que foi cantador de feira e poeta repentista. Seu pai tocava flauta e saxofone e sua mãe cantava em coro de igreja. Tinha tios poetas e boêmios. Ainda criança, recebeu influência dos cantores do rádio Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nora Ney. Foi programador de rádio em Sobral.

Em 1962, mudou-se para Fortaleza, onde estudou Filosofia e Humanidades. Começou a estudar Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Teti, Cirino entre outros, conhecidos como o Pessoal do Ceará. De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de música no Nordeste.

Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a canção Na Hora do Almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana. Mudou-se novamente, desta vez para São Paulo, onde compôs canções para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e às vezes com o grupo do Ceará. Em 1972, Elis Regina gravou sua composição Mucuripe (com Fagner).

Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisão, gravou seu primeiro LP em 1974, na gravadora Chantecler. O segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida e Como nossos pais – que depois foram regravadas por Elis Regina – e Apenas um rapaz latino-americano. Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa) e Galos, noites e quintais (regravada por Jair Rodrigues).

Em 1979, no LP Era uma Vez um Homem e Seu Tempo (Warner), gravou Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon), também interpretada pela cantora Bianca. Em 1983, fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos. Em torno de 2005, deixou de fazer shows e abandonou bens pessoais. Enfrentou processos judiciais relacionados a pensões alimentícias de duas filhas e um processo trabalhista. Devido a esses processos, Belchior teve suas contas bancárias bloqueadas e estava impedido de retirar o dinheiro relativo aos direitos de suas músicas.

O cantor se encontrava em Porto Alegre, onde morou em hotéis, casas de fãs e mesmo em uma instituição de caridade. Em 2009, a Rede Globo noticiou um suposto desaparecimento de Belchior. Segundo a emissora, o artista havia sido visto pela última vez em abril de 2009, ao participar de um show do cantor tropicalista Tom Zé, realizado em Brasília.  Estava no Uruguai.

Na entrevista, ele fala de sua carreira, do ensino da música nas escolas e sobre o começo da carreira. Ouviremos nas duas primeiras partes: Apenas um Rapaz Latino Americano, Paralelas, Coração Selvagem e Os profissionais. Na terceira e na quarta parte, teremos as seguintes músicas; Como nossos Pais (com Elis Regina), Mucuripe (Com Roberto Carlos), A Palo Seco (Com Elba ramalho) e Pequeno Perfil de um Cidadão Comum (interpretado por ele mesmo e Toquinho).

05/05/2017, 11h40 - ATUALIZADO EM 05/05/2017, 12h15
Duração de áudio: 58:37
58:37Homenagem ao cantor e compositor Belchior
1ª parte
16:10
2ª parte
13:56
3ª parte
15:09
4ª parte
13:21
Ao vivo
00:0000:00