Seminário "Conhecendo o Senado" dá boas-vindas aos novos parlamentares

Da Comunicação Interna | 18/11/2022, 17h55

Entre os dias 21 e 23 de novembro, parlamentares eleitos e seus principais assessores estão convidados para o seminário Conhecendo o Senado, no Interlegis. O encontro vai apresentar a estrutura da Casa aos novos senadores e suas equipes. Segundo Ana Lucia Novelli, diretora da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (SRPCO), que prestou apoio na organização do evento, o encontro é uma forma de ambientar os novos senadores antes mesmo de eles tomarem posse.

 — Ao longo dos três dias do evento, organizamos diversas palestras e encontros para que eles conheçam um pouco mais do funcionamento da Casa, seja na área administrativa, seja na área legislativa. Também neste momento os senadores podem conhecer um pouco mais da estrutura da Casa na área de comunicação e treinamento, que é bem interessante — explica.

Além de uma visão geral sobre a atuação dos senadores no processo legislativo, as palestras também devem esclarecer detalhes sobre o funcionamento de órgãos da Casa, como a Advocacia do Senado Federal (ADVOSF), a Instituição Fiscal Independente (IFI), a Secretaria de Polícia (SPOL), a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Secretaria de Tecnologia (Prodasen). As apresentações foram elaboradas pelas equipes de cada setor. Além dessa apresentação mais geral, há também ensinamentos de ordem prática para o dia a dia do trabalho, tais como o uso da cota para exercício da atividade parlamentar, a demanda de pareceres e notas técnicas, a prestação de serviços gráficos e gestão de passaporte diplomático e oficial, por exemplo. As equipes e senadores também devem ficar por dentro dos detalhes para a posse do mandato parlamentar, que deve ocorrer no início de fevereiro em sessão solene no plenário do Senado.

O evento é promovido pela Diretoria-Geral em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Segundo Marcio Tancredi, diretor-executivo de gestão do Senado, a ideia de apresentar a rotina e o funcionamento do Senado visa, além de uma rápida adaptação, mais eficiência no trabalho parlamentar.

— Esperamos, com o seminário, facilitar a instalação dos novos mandatos, e capacitar os gabinetes a se estruturarem rapidamente para apoiar com plenitude a atividade dos novos parlamentares — conclui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)