Senado fará homenagem a profissionais da área de enfermagem na sexta-feira

Da Agência Senado | 11/05/2021, 19h22

O Senado fará uma sessão de homenagem pelo Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. O requerimento para a homenagem (RQS 1.490/2021) foi aprovado durante a sessão deliberativa remota desta terça-feira (11). A data é comemorada no dia 12 de maio e a cerimônia no Senado deve ocorrer na sexta-feira (14).

O autor do requerimento é o senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Nesse documento, ele lembra que os enfermeiros e auxiliares colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas — e mesmo assim a profissão continua desvalorizada no Brasil. Para Contarato, o reconhecimento popular ainda não corresponde a remunerações dignas.

“Vale lembrar ainda que, enquanto o mundo enfrenta o maior desafio sanitário deste século, o valor dos profissionais da saúde ficou ainda mais explícito e inquestionável. Pessoas de diversos países passaram a sair nas janelas e a aplaudir os verdadeiros heróis, aqueles que se colocam em risco diariamente para salvar vítimas da covid-19”, lembrou o senador.

No requerimento, ele também afirmou que esse reconhecimento deveria vir com a aprovação do PL 2.564/2020, do qual é autor. O projeto fixa um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. O relatório da senadora Zenaide Maia (Pros-RN) é favorável à aprovação, na forma de um substitutivo (texto alternativo).

Também assinaram o requerimento para a sessão especial os senadores Paulo Paim (PT-RS), Jean Paul Prates (PT-RN), Simone Tebet (MDB-MS), Rogério Carvalho (PT-SE), Leila Barros (PSB-DF) e Humberto Costa (PT-PE).    

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)