No Dia Mundial de Combate ao Câncer, senadores reforçam prevenção da doença

Da Redação | 04/02/2021, 17h54

Nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Senadores comentaram nas redes sociais sobre a importância da data, da prevenção e diagnóstico precoce da doença. A iniciativa da data é da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O senador Romário (Podemos-RJ) pediu para que todos se previnam e apoiem pessoas que estão lutando contra o câncer. Além disso, Romário mencionou a campanha “Eu sou e eu vou” lançada em 2019 pela UICC, que promove ações para reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas.  

“Quando escolhemos unir os esforços da sociedade, dos governantes e das empresas, podemos conseguir o que todos desejamos: um mundo mais saudável, um mundo sem câncer”, afirmou o senador. 

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) publicou nas redes sociais uma matéria da Rádio Senado que explica a iluminação do Congresso Nacional, que será laranja e azul em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer e à campanha "Eu sou e eu vou". 

Prevenção e diagnóstico precoce

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) citou dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), organização ligada ao Ministério da Saúde, que mostram que o câncer é o principal problema de saúde pública global e está entre as quatro principais causas de morte prematura no mundo. Ela comentou também sobre a importância de manter hábitos saudáveis. 

“É imprescindível manter uma alimentação saudável aliada com a prática de exercícios físicos. Nossa luta deve ser diária, e lembre-se: a prevenção está a seu alcance”, alertou. 

Já o senador Elmano Férrer (PP-PI) explicou que o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado para aumentar a conscientização, além de incentivar a mudança de hábitos e estilo de vida para prevenir a doença. Elmano Férrer disse também que, no Brasil, o câncer é a segunda maior causa de morte. 

“Se cuidar, buscar um diagnóstico precoce e se prevenir ainda são os melhores caminhos para lidar com o câncer. Coloque sua saúde em primeiro lugar”, enfatizou. 

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) afirmou que a luta contra o câncer deve ser feita todos os dias com muita informação. 

“Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano, segundo o INCA. A prevenção é um gesto de amor próprio e o diagnóstico precoce é o mais valioso aliado. Cuide-se”, disse o parlamentar. 

Agrotóxicos 

Além de afirmar sobre a importância da data, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que é médica, lembrou que o Ministério da Agricultura liberou, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mais de 900 agrotóxicos em dois anos, que segundo a senadora, são substâncias causadoras de câncer e outras doenças. Ela disse se preocupar com mais possíveis liberações de novos agrotóxicos e com a demora do diagnóstico da doença no país. 

“Além disso, apesar das leis que obrigam exames para detectar e tratar o câncer em 30 e 60 dias, continuamos vendo brasileiros e brasileiras em filas para exames e tratamentos por mais de seis meses”, ressaltou Zenaide Maia. 

Legislação  

O Senado já aprovou vários projetos para combater e prevenir o câncer, além de medidas para acelerar o diagnóstico e tratamento de pessoas que sofrem com a doença. Uma dessas medidas é a Lei 13.896, de 2019, que estabelece o prazo de 30 dias para a realização de exames diagnósticos pelo SUS em pacientes com suspeita de câncer. 

Já a Lei 13.770, de 2018, regulamenta a realização da reconstrução mamária em pacientes que sofreram mutilação da mama ocasionado pelo tratamento de câncer, incluindo a mastoplastia, que é o procedimento para dar simetria aos seios e reconstituir mamilos. 

Projetos 

Entre os projetos em tramitação na Casa está o PL 3.740/2019 de autoria do senador Reguffe (Podemos-DF), que altera a Lei dos 60 dias, diminuindo o prazo de 60 para 45 dias para a realização do primeiro tratamento do paciente com câncer pelo SUS, e estabelece que os demais tratamentos sejam realizados em até 30 dias. 

Outra proposta é o PL 3.437/2015, que dispõe sobre a atenção integral à mulher na prevenção dos cânceres de mama, colorretal e de útero. O texto é um substitutivo da Câmara ao PLS 374/2014, da ex-senadora Vanessa Grazziotin e já aguarda apreciação no Senado. 

Para captação de recursos, um projeto de lei (PL 32/2020) prevê que a verba obtida com multas de trânsito seja destinada ao financiamento de hospitais especializados em tratamento de câncer no âmbito do SUS. A proposta é do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). 

Como se prevenir 

Segundo o INCA, cerca de um terço dos cânceres mais comuns são evitáveis por meio da adoção de hábitos e estilo de vida saudáveis, como evitar o excesso de peso, praticar atividades físicas, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, ter alimentação saudável e fazer exames anualmente. 

Ana Luísa Santos sob supervisão de Paola Lima 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)