Wellington comemora autorização de uso da Força Nacional de Segurança em MT

Da Rádio Senado | 05/12/2019, 18h32

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) comunicou, nesta quinta-feira (5), em Plenário, que o governo federal autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança para o combate ao crime organizado na região de fronteira em Mato Grosso.

Ele explicou que no estado são 720 quilômetros de divisas secas e 200 quilômetros de fronteira por água. Essa região, continuou o senador, por estar desprotegida, é um caminho aberto para a entrada de armas ilegais e drogas e, consequentemente, para o aumento da violência não somente em Mato Grosso, mas em todo o Brasil.

Wellington Fagundes alertou, no entanto, que para mudar de fato o cenário da região de fronteira, é preciso ir além das ações de segurança.

— É seguir, portanto, na defesa da implantação de um projeto integrado de ocupação de nossa faixa de fronteira, inclusive para gerar desenvolvimento, oportunidades e empregos. Eu sempre tenho dito que uma região abandonada fica muito mais vulnerável, principalmente ao crime organizado. E isso passa objetivamente também pela regularização fundiária e também por políticas públicas de atendimento específico às necessidades locais daqueles municípios.

Wellington Fagundes explicou que o ato do governo também implanta o Programa Vigia, pelo prazo de 180 dias, por meio de operações integradas, aquisição de equipamentos e capacitação de bases operacionais, com integração dos sistemas. Ele espera que essas medidas sejam capazes de aumentar a fiscalização e a repressão ao crime na faixa de fronteira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)