Davi confirma recurso para estudo técnico de ponte que facilitará ligação entre Brasil e Peru

Da Redação | 05/12/2019, 19h15

Ao desembarcar nesta quinta-feira (5) em Cruzeiro do Sul, na região Noroeste do Acre, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, confirmou a destinação de recursos do Orçamento para a contratação de um estudo de viabilidade econômica e financeira referente à construção de uma ponte sobre o Rio Juruá, que facilitará a ligação rodoviária do Brasil ao Peru.

O montante, cerca de R$ 7 milhões, está assegurado no projeto da Lei Orçamentária Anual (PLN 22/2019), que será analisado pelos senadores e deputados no próximo dia 17. A previsão é que o estudo técnico seja concluído em um ano.

A futura estrutura na BR 364 deverá ter 120 metros de extensão e será construída entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. Atualmente, a travessia entre as localidades é realizada por balsa. Ainda para fazer a ligação até o país andino é preciso concluir as obras da rodovia até a fronteira, na Serra do Divisor. A BR 364 poderá ser utilizada estrategicamente como saída para produção agroindustrial brasileira para o Oceano Pacífico.

— É um dia importante para o estado do Acre e para o Brasil, porque o Congresso Nacional e o governo brasileiro passaram a entender a importância dessa obra para a região. Asseguramos a primeira etapa da construção da ponte com os recursos para o estudo — disse o presidente do Senado.

A convite do senador Marcio Bittar (MDB), Davi Alcolumbre participou do Fórum de Interligação Brasil – Peru, que reuniu empresários e representantes do poder público para tratar sobre o tema. O recurso para o estudo técnico é resultado da articulação da bancada de senadores do Acre no Congresso. A senadora Mailza Gomes (PP), o governador do Estado, Gladson Cameli, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro e demais autoridades locais participaram do evento. Antes, a comitiva visitou o local onde deverá ser instalada a ponte.

— Tenho a honra de ser o segundo parlamentar de um estado da Amazônia a presidir o Congresso Nacional e o Senado Federal. O Brasil está tendo a chance de conhecer um pouco da importância e do significado da nossa terra e o governo central de atender as demandas da nossa região — disse Davi Alcolumbre.

Ele também participou da entrega do certificado à participante do Programa Jovem Senador pelo Acre e de livros no Colégio Militar Dom Pedro II.

— Agradeço a vinda do presidente Davi ao interior do Acre. Isso mostra o compromisso do nosso Parlamento brasileiro em ver de perto a situação que vive milhares de brasileiros — declarou Cameli.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)