Girão diz que diálogos em novela da TV Globo configuram apologia ao aborto

Da Redação | 30/10/2019, 17h39

Durante pronunciamento nesta quarta-feira (30), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) denominou como “apologia ao aborto” diálogos de um capítulo da novela Bom Sucesso, transmitida no horário das 19h pela TV Globo. De acordo com o senador, a emissora exibiu uma cena em que uma personagem, diante de uma gravidez inesperada, demonstra-se confusa e diz: “Pensando bem ainda não é um bebê, é só um embrião. Não tem sistema nervoso, não tem coração, nem ainda é um ser humano". Girão contestou essa afirmação.

— Em primeiro lugar, entre 14 e 21 dias de gestação — nesse tamanhozinho aqui que cabe na palma da minha mão, não sei se a câmera consegue mostrar —, nesse período em que a mulher ainda não tem certeza de que está grávida, já existe um sistema cardiovascular primitivo, tornando possível escutar através de ultrassonografia o batimento cardíaco da criança (...). Com 18 dias da concepção, já tem um coração batendo — disse Girão.

Ainda no mesmo capítulo, continuou o senador, a mesma personagem inicia um segundo diálogo e acrescenta: "Aqui no Brasil é ilegal, mas todo mundo conhece alguém que já fez. Quem tem dinheiro consegue fazer aborto seguro; quem não tem pode até mesmo morrer ou ser presa".

— Do ponto de vista médico não existe aborto seguro — contestou o senador.

Girão informou que, diante das cenas, o promotor da República Fernando Almeida Martins, do Ministério Público Federal, instaurou inquérito para apurar a ocorrência de apologia ao crime de aborto. A exibição, segundo o senador, contraria portaria nacional que regulamenta a classificação indicativa dos programas de TV, visando proteger o público infanto-juvenil no período das 6h às 20h. Para o senador, as emissoras de TV aberta devem ter mais responsabilidade na transmissão desse conteúdo. O senador elogiou o promotor e registrou que mais de 70% da população se declara contrária à legalização do aborto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)