Plenário do Senado vai comemorar Dia do Professor

Da Redação | 10/10/2019, 18h30

O Dia do Professor (15 de outubro) será comemorado em sessão especial no Plenário do Senado Federal na sexta-feira (18), a partir das 15h.

A sessão especial em homenagem aos professores e professoras brasileiros foi requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), com apoio dos senadores Angelo Coronel (PSD-BA), Leila Barros (PSB-DF), Lasier Martins (Podemos-RS), Jorginho Mello (PL-SC) e Zequinha Marinho (PSC-PA).

Na justificação do requerimento, eles afirmam que o magistério é uma das profissões mais antigas e mais importantes da humanidade. Também afirmam que o professor, além de ser técnico proficiente que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento, “forma também cidadãos e molda o comportamento de uma geração”.

Os senadores dizem que os professores desempenharam “importante trabalho de conscientização, luta e resistência” durante o período da ditadura militar e “lutaram corajosamente pelos ideais de liberdade e igualdade; princípios fundamentais às sociedades civilizadas”.

“Investir na qualificação do professor e em uma remuneração digna ao docente é garantir uma educação de qualidade aos nossos descendentes e um futuro promissor às próximas gerações”, defendem os senadores na justificação.

Comemorado de forma espontânea desde a década de 1940, o Dia do Professor só foi oficializado no Brasil em 1963, pelo então presidente da República, João Goulart. O Decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963, determina que o dia 15 de outubro deve ser dedicado ao professor e é feriado escolar.

O decreto também determina que o ministro da Educação “promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor”. O último artigo do decreto estabelece, ainda: “Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)