Veneziano manifesta preocupação com cortes no orçamento da Embrapa

Da Redação | 07/10/2019, 19h44

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) apontou nesta segunda-feira (7) a importância do trabalho científico da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) para o setor produtivo. Entretanto, segundo ele, é preocupante sua situação pelos significativos cortes que sofrerá no Orçamento previsto para 2020.

Veneziano observou que a Embrapa contribuiu diretamente para que o país alcançasse os níveis de produção que detém, além dos indicadores que lhe permitem ser competitivo e o inserir entre os maiores exportadores de commodities. Para ele, falta sensibilidade ao governo federal ao não olhar atentamente para uma empresa pública de ponta, que muito contribui para o desenvolvimento econômico e social da nação.

— Temos plena compreensão do quanto a Embrapa fez, faz e poderá fazer [...]. Há cerca de um mês, um mês e meio, nós ouvíamos, líamos e recebíamos — como eu tive a oportunidade, pessoalmente, de receber — técnicos, pessoas, funcionários da ativa da Embrapa a demonstrarem suas ansiedades por força da diminuição drástica — mais do que significativa, drástica — no orçamento previsto para o próximo ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)