Para Chico Rodrigues, Brasil deve estreitar relações comerciais bilaterais com China

Da Redação | 03/10/2019, 19h48

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) defendeu, nesta quinta-feira (3), em Plenário, que o Brasil deve estreitar as relações comerciais com a China, com o objetivo de atrair investimentos mútuos. Recentemente, o parlamentar liderou a delegação de representantes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados no país asiático. Na opinião de Rodrigues, "a missão oficial foi importante e promissora e poderá abrir perspectivas de novos aportes e recursos de investimento no país. ”

De acordo com o senador, a visita diplomática parlamentar foi a convite da Embaixada da China no Brasil, sem qualquer ônus para o Senado. Na oportunidade, foi possível conhecer in loco o processo de desenvolvimento do país em áreas como: tecnologia em telecomunicações, bancos de investimentos, infraestrutura rodoviária e ferroviária. Para Rodrigues, a ocasião foi importante também para salientar, frente às autoridades chinesas, os interesses do governo brasileiro de aumentar a pauta de exportações de bens manufaturados para a China.

— Todos sabemos que a China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil. Nossas exportações para esse país representam mais de um quarto de todas as nossas exportações. (...) nesse encontro, pudemos reforçar nosso desejo de estreitar as relações comerciais bilaterais e intensificar os investimentos chineses no Brasil. (...) A China investiu quase US$2 trilhões no mundo! E o Brasil recebeu pouco mais de 3% desses investimentos, o que mostra que há muito espaço disponível na economia brasileira que pode ser preenchido com investimentos chineses.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)