Kajuru critica CNJ por criar auxílio-saúde para magistrados

Da Rádio Senado | 01/10/2019, 15h05

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) afirmou nesta terça-feira (1) em Plenário que o Judiciário brasileiro "parece viver em outra dimensão", ao criticar a criação de um auxílio-saúde pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O valor do benefício pago aos magistrados pode chegar a 10% dos salários.

Kajuru citou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual o CNJ "se aproveitou do vácuo" deixado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 para criar o novo auxílio. Como a LDO impedia o reajuste dos valores relativos aos auxílios alimentação, moradia e assistência pré-escolar, o CNJ, depois de consultar tribunais e associações de magistrados, instituiu o novo benefício para, segundo Kajuru, "turbinar salários" de juízes e servidores do Judiciário. O senador classificou a decisão como revoltante, ao lembrar que o salário mínimo pago aos trabalhadores é de R$ 998.

— Pesquisa recente, feita pela liderança do partido Novo na Câmara, mostrou que 65% dos magistrados do país estão recebendo acima do teto do funcionalismo, em 2019. No âmbito federal, o teto é de R$ 39,2 mil — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)