Indicações para embaixadas no Chipre e na Croácia seguem para o Plenário

Da Redação | 25/09/2019, 15h07

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quarta-feira (25) as indicações para as chefias das embaixadas do Brasil no Chipre e na Croácia. Antes da aprovação, os diplomatas Eduardo Ibiapina de Seixas (indicado à embaixada em Nicósia, no Chipre) e Mauro Vieira (indicado à embaixada em Zagreb, na Croácia) passaram por sabatina na comissão. As indicações de Ibiapina e Vieira serão votadas agora no Plenário do Senado.

Gás natural

O Chipre descobriu recentemente a terceira maior jazida de gás natural conhecida em todo o mundo (o campo Glafkos), e empresas brasileiras do setor podem se beneficiar das oportunidades que se abrem. Esse foi o destaque da sabatina de Eduardo Ibiapina de Seixas na CRE.

— O desenvolvimento da exploração de gás natural na zona econômica exclusiva da República de Chipre abre oportunidades para empresas brasileiras especializadas na área de gás off-shore. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) tem procurado estimular o empresariado nacional para que demonstre a capacitação que adquiriu com o pré-sal no Brasil e prospecte oportunidades também no Chipre — disse.

Também foi destacado pelo diplomata que empresas cipriotas já dispõem de um estoque de investimentos na economia brasileira que chega a U$ 645 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões).

Já o indicado à chefia da embaixada brasileira na Croácia destacou que o Brasil costuma ter um superavit estrutural superior a U$ 100 milhões anualmente no comércio bilateral com a nação balcânica. Para Mauro Vieira, as perspectivas são promissoras, pois as trocas comerciais têm crescido a uma média de 30% por ano, informou.

Turquia e Barbados

Também foram apresentados relatórios tratando da indicação de chefes para as representações diplomáticas do Brasil na Turquia e em Barbados.

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) destacou que as relações comerciais e políticas entre Brasil e Turquia passaram por uma “evolução sem precedentes” entre 2005 e 2010. Esse impulso fez com que as trocas bilaterais anuais passassem de cerca de U$ 350 milhões nos anos iniciais do século 21 para U$ 2,7 bilhões em 2012. A crise brasileira fez com que essas correntes de comércio sofressem quedas nos anos seguintes, mas em 2017 e 2018 o Brasil tem conseguido manter superavits próximos a U$ 1,4 bilhão nas trocas com a Turquia, informou. O indicado para chefiar a embaixada em Ancara é o diplomata Carlos Ceglia.

O senador Telmário Mota (Pros-RR) apresentou o relatório tratando da indicação da diplomata Vera Campetti para a embaixada em Barbados. Ele destacou os investimentos da Ambev no país caribenho. A cervejaria brasileira adquiriu o controle acionário da Banks Beer e da Deputy Beer, que são as cervejas mais vendidas em Barbados, e pretende tornar o país num hub exportador para toda a região da América Central e do Caribe.

As sabatinas de Ceglia e Campetti devem ocorrer na semana que vem, em data a ser definida pelo presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)