Presidente do Senado condena tentativa de hackeamento de seu telefone

Da Redação | 25/07/2019, 19h32

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, publicou nesta quinta-feira (25) uma nota pública em que informa que seu telefone celular sofreu tentativa de hackeamento.

O senador manifestou indignação com a invasão de privacidade e afirmou que as atividades “desses criminosos virtuais representam uma afronta aos Poderes da República e à população brasileira".

Veja a íntegra da nota:

Passei esta quinta-feira (25) em Mazagão Velho, no município de Mazagão, interior do meu Amapá, participando das festividades de 242 anos de São Tiago.
Recebi a informação de que meu aparelho de celular teria sofrido tentativa de hackeamento. Embora tranquilo, pois não tenho nada a esconder, manifesto minha indignação com a invasão de minha privacidade e não posso deixar de reafirmar minha repulsa às atividades desses criminosos virtuais, pois elas também representam uma afronta aos Poderes da República e à população brasileira.
É o cidadão de bem que acaba ficando à mercê de grupos como esse detido pela Polícia Federal e que agem movidos por interesses desconhecidos, mas certamente escusos, pois se valem de meios ilegais e visam ao próprio benefício.
A ação indevida dos hackers leva ainda à produção de fake news, que só servem para gerar a confusão de informações e a manipulação da opinião pública. Combater esse crime não é dever só da polícia, o legislador também deve colaborar com soluções e leis mais transparentes para o bem de todos. É isso que queremos debater na CPMI que vai investigar as notícias falsas no Congresso Nacional. Queremos ouvir os especialistas, as autoridades e os representantes das organizações civis em busca de uma resposta efetiva para impedir esse tipo de crime e promover a correta informação da sociedade.

Davi Alcolumbre
Presidente do Congresso Nacional

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)