Senado entrega Diploma José Ermírio de Moraes a empresários brasileiros

Aline Guedes | 02/07/2019, 12h56

Empresários de destaque no Brasil foram homenageados pelo Senado nesta terça-feira (2), na oitava edição do Diploma José Ermírio de Moraes. A comenda foi destinada a sete agraciados, indicados pelos parlamentares.

Instituído pela Resolução 35/2009, o prêmio é concedido anualmente pelo Senado a personalidades de destaque no setor da indústria que tenham oferecido contribuições relevantes à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do país.

O presidente do conselho do diploma, senador Marcos Rogério (DEM-RO), dirigiu a cerimônia. Ao agradecer a presença dos diplomados, ele adiantou que, em 2020, o prêmio será oferecido a mulheres empreendedoras com histórias de superação.

Marcos Rogério explicou que a homenagem leva o nome de um ex-senador “ícone do empreendedorismo brasileiro”. Nascido no interior de Pernambuco em 1900, o engenheiro José Ermírio de Moraes também foi ministro da Agricultura do presidente João Goulart. Com o golpe militar, foi atacado por suas posições e retornou ao Senado, onde ficou até o fim do mandato, em 1971. Morreu em 1973, deixando como legado um dos maiores grupos empresariais do país.

O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) ressaltou o “privilégio, orgulho e honra” de participar da cerimônia, lembrando que os homenageados estão “na fileira dos ilustres homens que construíram o país”. Autor da indicação do empresário Carlos Fernando Carvalho ao prêmio, Arolde ressaltou a participação do fundador da construtora Carvalho Hosken na criação de Brasília.

— Nunca perdeu as esperanças no nosso país e sempre foi capaz de entender que o ser humano só morre quando deixa de sonhar — declarou Arolde.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) disse que os homenageados merecem o reconhecimento, “num momento de tantas delicadas situações relacionadas à burocratização e taxas elevadas que vive o país”. A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) afirmou que os indicados são exemplos de cidadãos, empresários e homens públicos. E que o diploma é parte do reconhecimento do Senado ao trabalho e grandeza dos agraciados.

Já o senador Cid Gomes (PDT-CE) ponderou que a homenagem é justa, ressaltando a perseverança e a dedicação do seu indicado, o diretor-executivo do Dongkuk Steel Group, Sae-Joo Chang.

— Fico feliz ao conceder este diploma. O Ceará e o Brasil agradecem seu empenho, dedicação e sua crença no nosso país e no nosso estado — disse o parlamentar.

Homenageados

Filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, o presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), Josué Christiano Gomes da Silva, declarou que a solenidade é motivo de orgulho, especialmente por trazer-lhe à memória a mesma condecoração recebida por seu pai no Senado, em 2010.

— Sinto-me honrado por estar ao lado de ilustres e expressivas figuras da área empresarial que também recebem esta distinção hoje. Em comum, temos a determinação de buscar para todos os brasileiros uma nação mais forte, mais justa e mais solidária — afirmou.

O empresário Sae-Joo Chang classificou a condecoração como um reconhecimento aos esforços dos que investem no Brasil. Ele disse ter enfrentado desafios na jornada, mas ressaltou que não seria capaz de receber o prêmio sem o apoio do governo e sem a “paixão da Dongkuk”.

— Recebo este prêmio em nome de todos os parceiros que contribuíram para o nosso crescimento. Eu acredito em sonhos que se tornam realidade, principalmente quando compartilhados. Considero essa homenagem um estímulo e lutarei pelo futuro do Brasil.

Também receberam a comenda o empresário Genésio Moisés Spillere (que atua no setor metal-mecânico em Santa Catarina); o proprietário do Bar do Cuscuz, de Campina Grande (PB), Jocélio Costa; e o empresário João Gonçalves Filho, do ramo de supermercados e frigoríficos em Rondônia.

Benjamin Steinbruch, fundador do Banco Fibra, da Equity Brasil e do Grupo Vicunha, também foi indicado, mas não pôde comparecer à cerimônia, em virtude de compromisso no exterior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)